Entendo que as investigações devam ser estendidas a todos os possíveis envolvidos nas denúncias, bem como incorporem também todas as atividades realizadas no âmbito do programa Mais Brasil.

Solicitei que seja cobrado dos responsáveis pelas áreas de Corregedoria e Ouvidoria, informações sobre a existência de denúncias anteriores, providências adotadas e, por qual razão o Conselho de Administração não foi informado dos casos, como previsto nas normas internas.

Defendo total apoio e garantia de integridade às empregadas denunciantes. O momento exige que a CAIXA reforce as medidas de governança contra as práticas de assédio moral e sexual, com revisão imediata dos canais de denúncia.

A pressão sobre os empregados se fortaleceu nessa gestão piorando as condições de trabalho e vida. Fato que venho denunciando e cobrando da direção do banco constantemente.

A égide do medo no ambiente de trabalho, veio junto com o governo atual, cerceando as liberdades, perseguindo trabalhadores e suas representações.

Eu mesma fui objeto de dois processos de conflito de interesse movidos pelo Conselho, a pedido do presidente da Caixa, entre 2020 e 2021, na tentativa de me intimidar, de cercear meu mandato como representante dos empregados, em razão de eu ser, na maioria das vezes, a única voz destoante no Conselho, tendo posição crítica e contrária a diversos projetos da direção.

Encerro essa nota prestando minha solidariedade a todas as mulheres que são vítimas de crimes de assédio.

Seguimos Juntas.

Maria Rita Serrano
Representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa.

Ingressei nesta quarta-feira (29), com solicitação ao Conselho de Administração, para que seja aberto processo para apurar as denúncias gravíssimas de assédio sexual atribuídas ao presidente do banco, Pedro Guimarães, contra empregadas da Caixa.

O fato exige apuração rigorosa, rápida e transparente.  Estou propondo que seja selecionada e contratada empresa externa para proceder investigações no âmbito da CAIXA, a fim de que o processo seja efetuado com isenção e transparência, sem influência de dirigentes da empresa.

Fonte: Rita Serrano