Organizada pelas Apcefs, com o apoio da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), a Corrida Fenae do Pessoal da Caixa faz parte do calendário anual das entidades representativas do movimento associativo, embora sua realização não disponha de uma data estabelecida. A tradição é de que o evento ocorra sempre no mês de maio para marcar as comemorações do aniversário da Fenae, celebrado no dia 29.

A primeira edição da corrida ocorreu em 2009. Desde então, em competições de 5 e 10 quilômetros, o evento atrai cada vez mais participantes, a ponto de, em 2019, ter reunido 10 mil corredores em 24 estados e no Distrito Federal. É um dos eventos mais prestigiados pelos associados das 27 Apcefs do país, servindo, muitas vezes, de motivação para empregados da Caixa praticarem atividade esportiva ou participarem de meias-maratonas e maratonas no Brasil e no exterior. Em algumas cidades, além dos trabalhadores do banco público, a participação é extensiva à comunidade.

A Corrida Fenae do Pessoal da Caixa é apenas um dos nossos projetos voltados para a promoção do bem-estar do pessoal do banco, uma das missões da Fenae e das Apcefs. O apoio do movimento associativo ao evento, com fornecimento de camisetas aos atletas e medalhas de participação, está baseado na consciência de que a prática de atividades esportivas regulares leva à integração e à qualidade de vida para todos.

Por conta da pandemia da Covid-19, as provas de 5 e 10 quilômetros não foram realizadas em 2020. Em maio de 2021, devido à necessidade de isolamento social, aconteceu a primeira versão virtual da Corrida e Passeio Ciclístico. A iniciativa teve o objetivo de manter a tradição da data, na perspectiva de reafirmar a forte integração dos empregados da Caixa, regionalmente distantes país afora.
 

Programas relacionados