O prazo para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda termina no próximo dia 31 de maio. Faltam ainda três semanas para o fim do prazo e a Receita Federal espera receber cerca de 14 milhões de declarações. Quem deixar para última hora pode sofrer com a instabilidade do sistema de envio.  
 
A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) preparou um tutorial para ajudar os participantes e assistidos, especialmente aos que integram as ações coletivas tributárias das Apcefs onde há liminar determinando o depósito judicial, a preencherem corretamente o documento. 
 
O tutorial traz informações como a declaração das contribuições previdenciárias, onde é preciso lançar no "valor pago" o valor total que vem no item 3.2 da Funcef, mas colocar como não tributável o valor das contribuições extraordinárias. Assim, restam como dedutíveis as contribuições normais.  
 
Acesse aqui o Tutorial Imposto de Renda de Pessoa Física 2022  
 
Ações coletivas tributárias e de paridade  
 
Como em todos os meses, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) divulga o relatório de maio sobre o andamento das Ações Coletivas Tributárias e de Paridade propostas para as Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs).  
 
As ações de paridade buscam restabelecer a paridade no equacionamento do Reg/Replan Não Saldado, um direito inegociável dos participantes da Funcef.   
 
As ações coletivas tributárias buscam ainda retirar da base de cálculo do Imposto de Renda as contribuições extraordinárias do equacionamento dos planos REG/Replan Saldado e Não Saldado. Além disso, também requerem a dedução dessas parcelas no ajuste anual, sem o limite de 12%, bem como a devolução de todo o valor retido indevidamente.  
 
Clique aqui para conferir o andamento das ações coletivas de paridade
 
Clique aqui para conferir o andamento das ações coletivas tributárias.