“Eu gostei muito da produção do meu livro porque é educativo, legal e muito importante para a minha educação”. A declaração é da menina Maria Elice Portela, 8 anos, estudante do 3º ano em Caraúbas do Piauí (PI). Ela foi uma das 40 crianças do município que escreveram e ilustraram os próprios livros graças a parceria da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) com o projeto Estante Mágica.

Além de Caraúbas do Piauí, outras 100 crianças de Belágua (MA) também participaram da iniciativa, que busca estimular o desenvolvimento infantil por meio do incentivo à leitura e à escrita, com o apoio à rede de ensino público (educadores e escolas) no fomento a uma educação transformadora.

Os dois municípios têm um ponto em comum: receberam ações de desenvolvimento sustentável do programa de responsabilidade social da Fenae e Apcefs, o Movimento Solidário.

“Neste Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, queremos destacar o empenho das crianças de Belagua e Caraúbas do Piauí, que com muita criatividade e sensibilidade trouxeram para seus livros, cenas do seu dia a dia e questões como defesa do meio ambiente”, enfatizou Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

O dirigente destaca ainda que a parceria com a Estante Mágica é mais um instrumento para ampliar a contribuição do movimento associativo dos empregados da Caixa para um Brasil melhor.

Desenvolvida por educadores e para educadores a Estante Mágica é uma ferramenta digital criada para enriquecer o processo de aprendizagem que já acontece em sala de aula.

O Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor é comemorado em 23 de abril, porque a data marca, coincidentemente, a morte três escritores: Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare. Os três morreram em 23 de abril de 1616.

A comemoração foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais.

Livro Infantil

No Brasil, foi comemorado no dia 18 de abril o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nessa data.

Para Pedro Riker, coordenador do projeto Estante Mágica, o alcance da iniciativa em Belágua e Caraúbas do Piauí é importante para que se chegue cada vez mais perto do sonho de impactar a vida de 1 bilhão de crianças até 2030 em todo o mundo, conforme prevê a Agenda da ONU.

“Por isso ficamos muito felizes em poder contribuir para as taxas de aprendizado do Maranhão e do Piauí, assim como de todos os cantinhos do Brasil onde a Estante Mágica desenvolve um trabalho de educação para a liberdade”, comemora.

“O projeto Estante Mágica é muito bom. Ele nos ajuda a desenvolver nossa leitura e escrita. Também nos ajuda a desenhar, pintar e contar histórias de como está o meio ambiente”, explica Alice Sandiele da Silva, 9 anos, aluna de uma escola pública em Belágua.