A Fenae promoveu nesta quarta-feira, 24, um encontro em agradecimento a senadores e deputados que contribuíram na aprovação do Projeto de Decreto Legislativo nº 956/2018, de autoria da deputada Erika Kokay (PT/DF) – posterior Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 342/2021 –, que visava sustar os efeitos da Resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), em defesa dos planos de autogestão de saúde de estatais como a Caixa Econômica Federal.

Desde 2018 e, especialmente no mês de agosto deste ano, quando o assunto entrou na pauta do Congresso, dirigentes de entidades de representação dos interesses do pessoal da Caixa, como a Fenae e a Contraf/CUT, realizaram visitas aos gabinetes de deputados e senadores com o objetivo de sensibilizá-los pela aprovação do PDL.

O resultado positivo alcançado permite que os planos de saúde de autogestão por RH, como ocorre com o Saúde Caixa, continuem sustentáveis e financeiramente viáveis para todos os trabalhadores, aposentados e ativos.

“Quero agradecer aos parlamentares presentes que atuaram na aprovação do PDL 342/2021, que sustou os efeitos da CGPAR23, fundamental para podermos seguir com um plano sustentável. A derrubada da resolução foi mais uma demonstração de que, com a força da mobilização dos trabalhadores, é possível resistir aos ataques e assegurar a manutenção de direitos conquistados há anos pelos trabalhadores”, ressaltou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

A deputada Erika Kokay, também presente no encontro, disse que “a Fenae, ao chamar os parlamentares que ajudaram na construção dessa vitória, faz um reconhecimento da ação deles e estabelece vínculos para que outros desafios possam ser enfrentados com sucesso”. A parlamentar, que ingressou na Caixa em 1982, disse conhecer bem a importância da preservação do Saúde Caixa para os trabalhadores e suas famílias.

Na ocasião, a Fenae aproveitou para entregar aos parlamentares um Kit no qual constavam o livro “Tijolo por Tijolo” (alusivo aos 50 anos da Fenae), exemplares da revista FENAE 360º e o mel de Belágua (MA), fruto do trabalho de responsabilidade social desenvolvido pela Federação.

Participaram do encontro os (as) deputados (as): Christino Aureo da Silva (PP-RJ), Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), Elvino José Bohn Gass (PT-RS), Zé Carlos (PT-MA),  Alexandre Padilha (PT-SP), Tadeu Alencar (PSB-PE) e Érika Kokay (PT-DF)e o senador Jaques Wagner (PT-BA). Além dos parlamentares, estiveram presentes o Gilberto Occhi, ex-presidente da Caixa, Valeir Ertle, secretário de Assuntos Jurídicos da CUT, secretário de Relações de Trabalho, Jeferson Meira, Fabiana Uehara, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e secretária de Cultura da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), e diretores da Fenae.