Comprometida com os direitos humanos, a equidade, a solidariedade, o bem-estar da sociedade e o meio ambiente, a Fenae acredita que é possível mudar o mundo e melhorar a vida das pessoas, especialmente daquelas em situação de vulnerabilidade social.  É por isso que a responsabilidade social está presente no dia a dia da atuação do movimento associativo dos empregados da Caixa.

Por meio de ações continuadas em comunidades com baixa renda, através de doações de empregados Caixa de todo o país, parceiros e trabalho voluntário, a principal iniciativa da Fenae, juntamente com as Apcefs, é o Movimento Solidário, realizado com a parceria da ONG Moradia e Cidadania e entidades locais. Com responsabilidade social e foco no desenvolvimento sustentável, a iniciativa atua de para enfrentar desigualdades sociais e elevar níveis de ensino e saúde em comunidades em situação de vulnerabilidade, buscando ainda promover a igualdade de gênero, a autonomia das mulheres, educação de qualidade e segurança alimentar.

Para atuar como gestora das suas iniciativas sociais, a Fenae passou a identificar potencial para intervir em questões sociais emergentes para redução das desigualdades nas diversas regiões do país. A Fenae, além de defender os direitos dos empregados da Caixa, um importantíssimo banco público para o desenvolvimento do país, também avança na estruturação de novas parcerias para gerar mudanças na sociedade.

 

 

De 2006 a 2015, o programa Movimento Solidário transformou a realidade de Caraúbas (PI), que tinha um dos piores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil e graves carências em áreas como educação, saneamento básico e saúde. Nessa comunidade, por meio de ações pontuais, foi possível implantar a Associação de Produtores de Artigos de Vestuário, a Associação de Produtores de Leite, o mini polo de confecções e a horta comunitária, que hoje são exemplos de desenvolvimento econômico e de geração de renda. 

Em Belágua (MA), de 2015 a 2022, as ações do Movimento Solidário buscaram reverter a realidade de vulnerabilidade do munícipio maranhense, que tem o IDH entre os piores do país. No local, foram disseminadas ações em 34 comunidades rurais, beneficiadas com as marcas singulares de 21 tanques de peixe, 10 hortas comunitárias, 10 poços artesianos, dois projetos de suinocultura, um projeto de abelhas sem ferrão, uma casa de farinha, um galpão de galinha caipira, um telecentro na sede do município e até serviços de saneamento.

Outra importante frente de atuação do Movimento Solidário foi o apoio dado ao Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças, em Petrópolis (RJ). Na ONG, graças às doações feitas por milhares de empregados da Caixa, foi possível recuperar a instituição e inaugurar cozinha industrial, lavanderia, berçário, brinquedoteca e biblioteca, além de realizar outras obras necessárias.

A missão da Fenae é atuar na gestão de projetos e investimentos para geração de impacto positivo na sociedade. Entenda mais:

Integração é a chave para o futuro

E do que as pessoas precisam quando se reúnem com o propósito de gerar impacto social? Precisam alinhar aspectos metodológicos, nivelar informações, absorver objetos culturais para aumentar o campo das partilhas e conhecer mais sobre o universo dos negócios sociais! É por essa razão que apostamos na integração de coletivos inteligentes orientados pelo valor da solidariedade.

undefined
undefined

Sustentabilidade para segurança ambiental, econômica e cultural

Tecer vínculos sociais fortes passa pela contínua propagação da sustentabilidade como sendo o resultado de um exercício da soma dos esforços de toda uma cadeia de parceiros. Estes participam de atividades que geram impacto ambiental, econômico e cultural, a fim de que a diversidade de experiências de vida concorram para o surgimento de novas tecnologias sociais.