Durante três dias, a Apcef/RJ (Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro) será palco de eventos culturais e de reflexões sobre a importância de celebrações ao Dia da Consciência Negra (20/11) e a Zumbi dos Palmares. Com o apoio da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), serão realizados eventos presenciais e virtuais, com debates sobre a história do movimento negro no Brasil, feira cultural e shows, nesta sexta, sábado e domingo (28/11), com entrada gratuita aos empregados da Caixa. Parte da programação de sábado (27) será transmitida no Facebook da Fenae.

As manifestações fazem parte da Semana Negra, oportunidade de mostrar a diversidade da cultura negra, seus processos de criações artísticas e a reflexão sobre a sustentabilidade dos povos ancestrais. Segundo Sergio Takemoto, presidente da Fenae, o engajamento da Federação e da Apcef/RJ nesta semana cultural “é uma homenagem ao povo negro e uma forma de construir uma cultura antirracista”.

Entre as atividades estão programadas ações afro de 50 grupos representando 30 países, mesa de debates, cineclube, roda de samba com o grupo Incorpora Samba, grupos de capoeira, apresentação de trabalhos artísticos de escolas das redes municipal e estadual.

O evento híbrido tem objetivo de fortalecer a relação entre a sociedade, personalidades, funcionários da Caixa e associados da Apcef/RJ com as reflexões sobre a consciência negra e manifestações culturais. Paulo Matileti, presidente da Apcef/RJ, estará na mesa de debate de sábado (27/11) da Semana de Consciência Negra, a partir das 10h.

Matileti convida os empregados da Caixa para participarem das celebrações: “O evento ocorre num momento muito importante para alertar sobre toda a discriminação que os negros sofrem, além disso é uma oportunidade de refletir, de se conscientizar e de celebrar com todas as ricas manifestações culturais. Os empregados Caixa terão no evento discussão sobre liberdade, a contribuição do povo negro e como esse governo tem discriminado negros, os indígenas e as pessoas LGBTQI+ em nosso país”, exemplifica Paulo Matileti.

A abertura da mesa de sábado (27) terá a apresentação de Jorge Freire, coordenador da Ceppir/ PCRJ (Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial) e das presenças de representantes dos empregados da Caixa, da bancada Afro da Câmara de Vereadores, da ALERJ, da bancada Federal, representantes de entidades bancárias, da CUT-RJ e de Reinaldo Sant’ ana, coordenador do Grupo Entrou Por Uma Porta e Museu Afro Virtual do Rio de Janeiro (Gepup) e Marcha Latino Americana Afro-ameríndia.

Enquanto promotor do evento, Reinaldo Sant’ ana, coordenador do GEPUP e Marcha Latino americana AFROAMERINDIA, enfatiza que a realização do evento no espaço da Apcef/RJ é uma oportunidade de mergulhar os empregados da Caixa na identidade do povo negro, bem como no contexto de participação e poder transformador nas origens da Caixa Econômica Federal no Brasil.

“O banco foi criado com a forte identidade dos escravizados que estavam sendo alforriados, o que foi de grande transformação para o país. Esse mesmo banco público que, hoje, tem o papel de continuar dando acesso à população de baixa renda no Brasil, pode também exercer o seu poder transformador para essa maioria de baixa renda que é formada de negros”, diz Reinaldo Sant’ ana, organizador da Semana Cultural.

Às 13h do dia 27/11 serão exibidos os seguintes filmes no cineclube: Histórias de Yaya – Brasil- Reinaldo Sant’ ana, La Ruta de La Rumba – Cuba – Willian Capote e Aleida Piñero Vengo Allá- Cuba – Maria Elena Mora e Jurema – Brasil – Clementino JR.

A Semana de Cultura Negra tem o apoio da Fenae, da Secec RJ (Secretaria de Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro), CEPIR-RJ (Coordenadoria de Igualdade Racial do Município do Rio de Janeiro), APCEF-RJ (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal - APCEF RJ) e Grupo Entrou Por Uma Porta e Museu Afro Virtual do Rio de Janeiro. Será lançado o projeto de Teatro Eco-sustentável, em parceria com a Apcef, Fenae, SECEC e PCRJ.

Haverá também uma conferência (on-line) com os Grupos de Teatro Comunitário e os Grupos da Marcha afro-latina e entrega dos diplomas das escolas Municipais de cultura Afro Mariléia Santiago.

Endereço da Apcef/RJ:

Estrada do Quitite, 362 - Anil, Rio de Janeiro - RJ, 22753-790

Programação:

Dia 26/11

Abertura as 12 horas:

Teleconferência da Rede Latino Americana Afro-ameríndia de Cultura Comunitária -(transmissão on-line – com 50 grupos representando 30 países)

14 horas:

Entrega dos Diplomas Mariléia Santiago”, para as escolas da rede Municipais e Estaduais, que desenvolveram propostas de ações afros nos últimos 3 anos.

Apresentação de Grupo de Mestres de Capoeira

Representante da Secretaria de Estado de Cultura

Representante da Secretaria Municipal de Cultura

Subprefeitura de Jacarepaguá

Representante da Sétima CRE

Apresentação de trabalhos artísticos das Escolas Municipais e Estaduais,

Cineclube:

Filmes:

Histórias de Yaya – Brasil- Reinaldo Sant’ ana,

La Ruta de La Rumba – Cuba – Willian Capote e Aleida Piñero

Vengo Allá- Cuba – Maria Elena Mora

Jurema – Brasil – Clementino JR

Dia 27/11

Evento Híbrido na SEDE da APCEF-RJ

Abertura as 10 horas das mesas de debate

Jorge Freire - Coordenador da CEPPIR da PCRJ

Representantes da Bancada Afro:

da Câmara de Vereadores,

da ALERJ,

da Bancada Federal

Representantes da MNU

Representante dos sindicatos:

Bancários,

SEPE-RJ

CUT-RJ

Representante FENAE,

Paulo Matileti Presidente da apcef-RJ,

Reinaldo Sant’ ana - Coordenador do GEPUP e Marcha Latino americana AFROAMERINDIA

12 horas

13 horas cineclube

Filmes:

Histórias de Yaya – Brasil- Reinaldo Sant’ ana,

La Ruta de La Rumba – Cuba – Willian Capote e Aleida Piñero

Vengo Allá- Cuba – Maria Elena Mora

Jurema – Brasil – Clementino JR

Dia 28/11

12 horas: Inauguração da Feira de Arte Negra na Apcef-RJ

13 horas início da Feijoada

14 horas

Roda de Samba: Grupo Incorpora Samba - Grupo de Funcionários da Caixa

Convidados: Luíza Dionísio, Dorina e Marquinhos de Oswaldo Cruz.