202230mockup430x430.jpg

A boa notícia foi dada nesta quarta, dia 31, pelo presidente da Fenae, Sergio Takemoto, durante reunião das Apcefs com o comitê gestor que analisou os projetos que irão atender comunidades vulneráveis no entorno das Apcefs. Segundo ele, a qualidade das propostas, o resultado positivo apresentado pelas comunidades já atendidas pelas ações do primeiro edital no ano passado e o difícil momento de crise vivido pela sociedade brasileira, com milhares de desempregados e subempregados, justificam o esforço para buscar os recursos e viabilizar as ações.

Os 25 projetos foram apresentados por 24 Apcefs (o Rio Grande do Sul aprovou duas propostas) nas áreas de educação, esportes, cultura; segurança alimentar e geração de renda; e meio ambiente. “Infelizmente, o país que em 2014 comemorou sua saída do mapa da fome, vê aumentar o número de pessoas com fome, em situação de rua e vulneráveis. Conscientes do papel que desempenhamos, o nosso Conselho Deliberativo Nacional (CDN), que reúne todas as Apcefs e a diretoria da Fenae, aprovou por unanimidade a continuidade do projeto e caberá à diretoria da Fenae buscar os recursos, sempre contando com o empregado Caixa. É questão de honra para nós manter esse projeto”, afirmou Takemoto.

Essa é a segunda versão do edital aberto pela Fenae para que as Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs), e as Coordenações Estaduais da Moradia e Cidadania, apresentassem projetos de desenvolvimento sustentável em favor de comunidades em situação de vulnerabilidade, situadas preferencialmente nos arredores das sedes sociais das Apcefs. No ano passado a ação contemplou 12 propostas, executadas pelo período de um ano.

Na avaliação do presidente da ONG Moradia e Cidadania, Laurêncio Korbes, a ampliação incentivará “a família Caixa” a se engajar e aderir às campanhas, como é prática entre os empregados, que sabem olhar para o lado e ver que é possível diminuir as dificuldades de famílias vulneráveis. “Mais uma vez agradecemos esse esforço conjunto para fazer acontecer”, afirmou ele. Do Comitê Gestor da Parceria (CGP), Edênia Lopes, de Minas Gerais, acredita que os empregados da Caixa e as entidades que patrocinam essas ações estão fazendo a diferença no combate à fome e a vulnerabilidade social.

O presidente da Apcef/MS e do Conselho Deliberativo da Fenae, Jadir Garcia, disse que essa parceria da Fenae com as Apcefs e a Moradia e Cidadania deve ser valorizada porque realmente faz a diferença nas comunidades. “O Comitê Gestor e a Fenae nos deixam sensibilizados ao decidir aprovar todos os projetos para atender aos que mais precisam”, salientou.

A diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da Fenae, Vera Leão, acredita que os bons resultados dos projetos contagiam as pessoas, incentivam a continuidade e inspiram outras pessoas e entidades a se engajarem.

“A palavra é gratidão pela decisão do comitê de desenvolver esse tipo de ação, para que possamos assumir nosso papel na transformação social que desejamos”, afirmou Miriam Licnersky, da coordenação nacional de comunicação da ONG Moradia e Cidadania.

Os projetos foram selecionados com base nas diretrizes de priorizar ações para atingir as metas de desenvolvimento sustentável estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). As categorias previstas eram fome zero e agricultura sustentável, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades e consumo e produção sustentáveis. (confira abaixo os projetos aprovados).