Dança, ritmos típicos, folia e muita animação. Os tradicionais carnavais das Apcefs embalam há anos o feriadão dos empregados Caixa. Seja adulto ou criança, todos têm uma lembrança para contar dos gritos de carnaval, bloquinhos, bailes ou desfiles. Com a pandemia, as festas de Carnaval, como conhecíamos, foram canceladas, mas enquanto nos preparamos para a volta dos eventos, vamos relembrar dos lendários Carnavais nas Apcefs.

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, o Carnaval das Apcefs é parte da missão da Federação e das Associações de levar bem-estar aos empregados. “O Carnaval é a festa popular mais celebrada pelos brasileiros. E nas Apcefs não é diferente. É uma oportunidade de interação entre os colegas da Caixa que fazemos questão de incentivar. Sabemos que todos estão com saudades das festividades, mas precisamos aguardar os níveis da pandemia cair para a segurança de todos”, avaliou Takemoto.

Como eram os Carnavais nas Apcefs: 

B
ahia  

“A Apcef/Ba realiza há mais de 30 anos a tradicional festa popular intitulada de “lavagem” em alusão à lavagem do Senhor do Bonfim. Momento de entusiasmo e arte dedicado ao movimento associativo. Festa onde os colegas reuniam as famílias e os amigos para curtir bandas de axé e samba. Hoje, depois de dois anos sem a festa por conta da pandemia, as pessoas sentem falta desse momento único na Bahia de confraternização e alegria", disse o presidente da Apcef/BA, John Goodwin.

 

bahia1.jpeg

 

bahia2.jpeg

Crédito: Apcef/BA

Maranhão 

"O Carnaval da Apcef/MA é um dos mais tradicionais de São Luís, reunindo centenas de associados e familiares em uma celebração da alegria e amizade. Há alguns anos criamos dois momentos, que também já viraram tradição, que é o Baile do Azul e o Bailinho Infantil com desfile de fantasias. Em 2021, por conta da pandemia, não realizamos nossa festa e esse ano também não. Porém no período do Carnaval, o clube estará aberto aos associados, familiares e convidados, com toda a estrutura de lazer e recreação, e como destaque, a apresentação de bandas musicais no domingo, segunda-feira e terça-feira. É uma forma de manter a tradição, cumprindo os protocolos sanitários, e ao mesmo tempo seguir as recomendações do governo municipal", disse a presidente da Apcef/MA, Giselle Menezes.

 

carnaval_MA.JPG

carnaval_MA2.jpg


Crédito: Ascom/APCEF/MA

Rio de Janeiro 

“Lamentavelmente ‘este ano VAI ser igual àquele que passou. Eu não brinquei, você também não brincou’. Porém, seguem vivas em nossas memórias cenas dos carnavais na Apcef/RJ em anos anteriores à Covid-19. Seguimos mantendo os protocolos de segurança em casa e no trabalho, pois, assim, possibilitamos que no Carnaval de 2023 o enredo de nossa folia seja a esperança, a paz e a vida”, disse Paulo Matileti, presidente da Apcef/RJ. 

 

rio.jpeg

 

rio2.jpeg

 

Créditos: Convictiva

 

Pernambuco

"A tradição dos festejos de momo na Apcef/PE teve início nos anos 70, com os Bailes de Carnaval, realizados na recém construída Sede do Janga. Durante décadas os carnavais reuniam associados, familiares e membros da sociedade de Paulista e Recife. Com o passar do tempo, os bailes de carnaval da Sede do Janga deram espaço a uma programação carnavalesca nas Sedes Janga e Caruaru, além da Casa da Folia,  instalada no Sítio Histórico de Olinda, no meio do que tem de mais tradicional do Carnaval de Pernambuco. Com a pandemia que assola o mundo, já estamos há dois anos sem a nossa programação carnavalesca normal, resumindo ao funcionamento das sedes sociais durante o carnaval. Agora em 2022, teremos a 6°  Edição do nosso APCEFOLIA em meados de março, com a flexibilização dos protocolos no Estado de Pernambuco", disse Marconi Apolo Dutra Araujo, presidente da Apcef/RJ. 

 

apcef_pe1.jpeg
 
apcef_pe2.jpeg
 
Créditos: Apcef/PE

Confira mais fotos da história dos carnavais nas Apcefs

03.jpg
Crédito: Apcef/CE
 
39.jpg
Crédito: Apcef/MG
 
04.jpg
Crédito: ApcefPB

 

43.jpg
Crédito: Apcef/PI
 
13.jpg
Crédito: Apcef/PR
 
17.jpg
Credito: Apcef/RN
 
05.jpg
Apcef/SE