Nesta terça (7), representantes das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) e das coordenações estaduais da Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Moradia e Cidadania se reuniram para avaliar o andamento das ações desenvolvidas por estas entidades em áreas de vulnerabilidade social. Ao todo são 25 projetos em 24 estados, que beneficiam 2.100 pessoas diretamente e 8.376 indiretamente.

Na reunião, o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto, agradeceu o empenho das Apcefs e coordenações da Moradia e Cidadania para o sucesso das ações e apoio a campanha SOS Yanomami.

“A atuação das entidades tem ajudado a transformar a vida de muitas pessoas. Os empregados da Caixa conhecem as dificuldades das famílias de baixa renda e se dispõem a oferecer estruturas para a realização de projetos sociais, que vão gerar oportunidades para as famílias de comunidades do entorno dos clubes das Apcefs”, reforçou o dirigente.

O objetivo da parceria da Fenae com a Moradia e Cidadania é promover ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, contemplando adolescentes, crianças e adultos. Já está no segundo edital.

O primeiro edital - executado de maio de 2021 a julho de 2022 – contemplou 12 projetos em Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, beneficiando 600 pessoas diretamente e 2.426 indiretamente.

O segundo edital aprovou 25 projetos nas áreas de segurança alimentar, inclusão produtiva e educação complementar. Estes trabalhos já estão acontecendo no Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

A definição das comunidades e instituições beneficiadas é feita pela coordenação da Moradia e Cidadania nos estados, em conjunto com as Associações do Pessoal da Caixa.