Esportes, alegria, ansiedade, força, amizade, encontros e muita torcida. Este foi o clima do primeiro dia dos Jogos da Fenae 2022, nesta quinta-feira (16). O início das competições teve disputa, mas, sobretudo, proporcionou encontros que não foram possíveis durante quatro anos.  

Pela manhã os atletas estavam ansiosos para o começo das disputas. Rafael Façanha, jogador de futebol da Apcef/CE, participou pela primeira vez dos jogos. Ele deu uma paradinha antes da competição para conversar com a Fenae e dizer que a experiência tem sido maravilhosa até agora. “Estou muito satisfeito. Eu não imaginava o tamanho do evento – muitos times, muita gente, o Brasil inteiro está sendo representado aqui hoje. Estou ansioso porque o jogo já vai começar”, disse, antes de correr para a disputa com a Apcef/MA. O time do Ceará venceu Maranhão por 4x1.

A torcida deu um show à parte. Na verdade, eram jogadores e torcedores, todos juntos! Luciano Ribeiro, que participa dos Jogos pela quarta vez, é um desses. Atleta e torcedor da Apcef/AM, ele vibrou pelo colega de vôlei de quadra, que no momento disputava a modalidade na areia. “Todo esporte que puder eu vou torcer para os meus colegas. Inclusive, quando terminar o meu jogo de basquete, vou correndo incentivar o futsal feminino”, disse, animado. “A intenção de vir para os jogos também foi essa – acompanhar, interagir e aproveitar o máximo dessa experiência fantástica, ainda mais representando meu estado”.

O papel de torcedor logo daria lugar ao de competidor. “A ansiedade é muito grande, ontem deu aquela insônia, aquela vontade de jogar e de competir”, confessou, antes de disputar basquete, às 13h, e vôlei, às 16h. 

Teve torcida organizada também! Pela Apcef/PB, Nadir Borges, Ana Lúcia, Tatiana Cunha e Liara das Graças vieram torcer para os maridos, da equipe de futebol soçaite. Nadir conseguiu participar da abertura e adorou a alegria dos participantes e a organização do evento. As outras mulheres vieram direto do aeroporto para não perder o primeiro jogo. “Todos ficamos ansiosos com o começo dos jogos, mas é uma grande alegria participar”, disse Liara. Ana Lúcia elogiou a beleza do clube da Apcef/DF. Veja a sincronia das torcedoras aqui embaixo:

 

Torcida Apcef PB.jpg

As atletas do vôlei de quadra da Apcef/SE estavam quase desanimadas porque haviam perdido para a equipe da casa, a Apcef/DF. Mas como o espírito esportivo supera a disputa, vale falar sobre a alegria de voltar a competir. “Participo dos Jogos há 18 anos e a experiência é sempre válida para a gente. Para mim, é sempre um motivo de alegria. Cada ano que eu venho eu fico mais contente com a organização e a estrutura. A gente fica muito feliz com a dedicação das pessoas para receber as delegações”, disse Gersiane de Oliveira, que descansava de um jogo para o outro. E ainda tinha o futsal pela frente! Atleta é assim! 

Jouse Costa joga na quadra e na areia. “Apesar de ter ficado muito tempo afastada, sempre vale a pena participar. Faz bem para o corpo e alivia a mente. Esse encontro com os colegas é sempre muito gostoso”.

Dissemos “quase” desanimadas, não foi? “Têm mais dois desafios. Vamos ganhar, vamos classificar. Estou superconfiante!”, disse Edilene Macedo. “Temos de entender. Brasília é linda, o time é top, então a gente perdoa”, brincou. 

 

Apcef SE atletas.jpg

Sergio Takemoto, presidente da Fenae, era um dos mais animados depois de tantos dias de trabalho para realizar os Jogos. “Eu não sei explicar a emoção que é ver todo mundo junto de novo. Promover esse encontro, essa alegria entre os empregados depois de anos tão difíceis, de tanto trabalho por causa da pandemia, faz tudo valer a pena. Que seja mais um sucesso e fique para sempre nas boas lembranças de todos”.

Mascote/Atleta – O Lobo Guará, mascote dos Jogos deste ano, animou o pessoal que estava no Espaço Viva/Fenae, tirou fotos com as crianças e jogou muito também! Treinou com os atletas da Apcef/RN, fez gol pela equipe de futebol da Apcef/SE e agitou a torcida nos ginásios. 

 

Treino mascote.jpg

Resultados – Todos os resultados das disputas deste primeiro dia de competições podem ser acessados por meio do aplicativo Viva Fenae ou pelo hotsite dos Jogos. Acesse! 

Quer  saber mais como foi o primeiro dia da competição? Veja o vídeo aqui!