A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) enviou, nesta quinta-feira (3), um ofício ao presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Carlos Oliveira, para solicitar reunião sobre o restabelecimento do convênio com a Fundação dos Economiários Federais (Funcef).

A renovação do convênio é uma medida urgente para que o participante possa ter de volta a liberação da margem consignável do Credplan. O retorno é cobrado pela Fenae em todas as reuniões realizadas ultimamente com o presidente da Fundação, Gilson Santana. Apesar das cobranças, o processo continua tramitando nas áreas internas do INSS, após anos parado na Funcef.

No último encontro que aconteceu em 20 de dezembro, Santana informou que a renovação dependia do INSS e, em reunião com o presidente do Instituto, a previsão era que o convênio fosse restabelecido até janeiro. No dia 20 de janeiro a Fenae enviou novo ofício à Funcef, buscando informação sobre o andamento do processo.

“Infelizmente não encontramos notícias nos canais da Funcef. Vamos ao INSS buscar informações para tentar dar uma resposta aos participantes. Eles  merecem transparência a respeito dos assuntos que os afetam, afinal, esse assunto está em discussão na Funcef desde o final de 2019”, informou a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus. Ela também espera que a margem do consignável seja restabelecida imediatamente após a renovação do convênio.