A Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa) enviou um ofício à direção da Caixa, nesta segunda-feira (25), levantando uma série de questionamentos sobre as recentes mudanças no banco que vêm impactando a vida funcional e gerando insegurança aos empregados.

“A falta de informação por parte da Caixa é preocupante. Os empregados estão sendo impactados por mudanças significativas sem terem acesso a informações claras e detalhadas sobre o que está acontecendo. Essa falta de transparência gera insegurança e instabilidade no ambiente de trabalho”, informou a coordenadora da Comissão, Fabiana Uehara Proscholdt. Ela reassumiu a coordenação até a data da sua posse no Conselho de Administração do banco.

No documento, a Comissão destaca diversas transformações em curso e solicita informações sobre o impacto do Plano de Demissão Voluntária (PDV), que prevê o desligamento de até 3.200 empregados.

Outra preocupação levantada pela comissão são as mudanças decorrentes do projeto de transformação digital, que prevê o destacamento no processo “teia” de cerca de dois mil empregados para atuar de forma exclusiva por até 2 anos. Esta alteração pode gerar mais sobrecarga de trabalho para os empregados.

A representação dos empregados também solicita esclarecimentos sobre a contratação de uma consultoria para realizar um estudo de adequação das funções gratificadas, assunto no qual o movimento sindical tem interesse em participar do debate. Outras mudanças, tais como a criação de novas superintendências, o fechamento de unidades, a centralização do jurídico e outras alterações, são assuntos que necessitam de esclarecimentos.

Leia aqui a íntegra do ofício