O Rio de Janeiro, cidade que receberá a 16ª edição dos Jogos da Fenae entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro, sediou, nesta quinta-feira (23), o sorteio dos grupos e das tabelas das modalidades da competição. A atividade, que foi transmitida ao vivo pelo canal da Fenae no YouTube, reuniu o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, o diretor de Administração e Finanças, Marcos Saraiva, o diretor de Esportes, Rafael de Castro, integrantes da Comissão Técnica dos Jogos e dirigentes das Apcefs, representantes de parceiros e autoridades locais. 


Antes do sorteio, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, destacou o trabalho conjunto que tornou possível a realização da competição no Rio de Janeiro e agradeceu o apoio da Apcef/RJ, da Prefeitura do Rio e dos patrocinadores. Segundo ele, a expectativa é realizar uma edição histórica dos Jogos, reunindo cerca de 3.000 pessoas entre atletas, familiares e dirigentes. "Os Jogos da Fenae representam muito mais do que uma competição esportiva. São um momento de integração, de fortalecimento da nossa união e de valorização dos empregados da Caixa de todas as regiões do país. Estamos trabalhando para que esta seja uma edição memorável, com uma estrutura à altura da importância desse evento", afirmou.


Takemoto ressaltou ainda o empenho da equipe organizadora para entregar uma estrutura à altura da tradição dos Jogos da Fenae e explicou que a definição dos cabeças de chave foi baseada na classificação obtida pelas delegações na última edição da competição, realizada na Paraíba, em 2024.


O diretor de Administração e Finanças da Fenae, Marcos Saraiva, ressaltou também a mobilização da Apcef/RJ e das entidades parceiras para receber os participantes. “A escolha do Rio de Janeiro como sede foi acertada, pois é uma cidade que conta com excelente estrutura esportiva, além do acolhimento do povo carioca e do comprometimento das equipes envolvidas na organização. Faremos aqui as olimpíadas dos empregados da Caixa”, afirmou. Ele também agradeceu ao apoio da Prefeitura; da Caixa Residencial, forte patrocinadora do evento; e de todos os profissionais que vêm contribuindo para a construção dos Jogos. “Esperamos oferecer uma das melhores edições da história dos Jogos da Fenae”, enfatizou. 


Já o diretor de Esportes da Fenae, Rafael de Castro, enfatizou que a organização dos Jogos é fruto de um trabalho coletivo e participativo. Segundo ele, a Comissão Técnica buscou ouvir representantes de todas as regiões do país para construir regulamentos e formatos de disputa que contemplassem as diferentes realidades das Apcefs. “O principal objetivo é proporcionar um ambiente de integração, confraternização e valorização do esporte entre os empregados da Caixa”, reforçou.


Presidente da Apcef/RJ, anfitrião dos Jogos, Paulo Matileti, agradeceu à Fenae pela escolha e confiança depositados no Rio de Janeiro e falou da expectativa em receber atletas e convidados de todo o país. “O Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa, com uma estrutura fantástica para receber todos vocês. Por isso, tenho convicção de que a escolha foi acertada e de que esta será uma das melhores edições dos Jogos da Fenae. Só temos a agradecer pela determinação de todos os envolvidos e desejar que estes Jogos sejam marcados pela alegria, pela integração e por momentos inesquecíveis para todos". 


Rosalba Loureiro, presidente da Apcef/AM e membro da Comissão Técnica do evento, afirmou que a visita realizada aos locais das competições confirmou a qualidade da infraestrutura que receberá os atletas. Ela destacou equipamentos como o Parque Olímpico e o Clube de Aeronáutica, ressaltando que a estrutura está à altura dos Jogos da Fenae. Rosalba também lembrou que a comissão reúne representantes de todas as regiões do país para garantir uma organização democrática e comprometida com as necessidades das Apcefs. Na mesma linha, Péricles Madeira, Giselle de Menezes e Marcelo Boeing, também integrantes da comissão, reforçaram o empenho coletivo da comissão na elaboração dos regulamentos e das tabelas, desejando sucesso às delegações e destacando que o espírito de confraternização deve prevalecer durante toda a competição.


Representando a Caixa Residencial, patrocinadora dos Jogos da Fenae, Cleiton Vinícius dos Santos reafirmou a satisfação da empresa em apoiar a iniciativa e desejou que o sorteio marque o início de mais uma edição memorável da competição. Já o secretário municipal de Esportes do Rio de Janeiro, Bruno Ramos, deu as boas-vindas aos participantes em nome da Prefeitura, destacou o legado olímpico da cidade e afirmou que sediar eventos esportivos como os Jogos da Fenae fortalece a vocação do Rio como palco de grandes competições.


Após as saudações, foi realizado o sorteio que definiu os grupos e as tabelas das modalidades da 16ª edição dos Jogos da Fenae. Em breve os confrontos estarão disponíveis para consulta no site da competição, dando início à contagem regressiva para o maior evento esportivo entre bancários do país.