Desde fevereiro de 2025, quando o Edital 4 começou a ser executado, os projetos da Fenae e das Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, atenderam mais de 19 mil pessoas em todo o país, com ações de cidadania para combater as desigualdades históricas e a violência de gênero. 

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, os projetos do Edital 4 estruturam um poderoso agente de transformação social, com alcance nas cinco regiões do país. “Todas essas ações selecionadas reafirmam o pilar do movimento nacional dos empregados, que é levar mais oportunidades e melhorias para uma população que mais precisa de cuidado”, avalia. 

O presidente da Fenae reforça que para dar continuidade a esse trabalho, em 2006, as entidades representativas consideraram imprescindível direcionar o olhar para as demandas de mulheres socialmente classificadas como vulneráveis, de modo a ampliar a visibilidade da Campanha “Fenae com Elas” entre os empregados da Caixa. “Agora, a inclusão da temática Feminicídio Zero opera como resposta urgente e necessária para preservar as vidas de meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social”, declara. 

A diretora Giselle Menezes, da pasta de Impacto Social da Fenae, reforça que os projetos apoiados pelo Movimento Solidário têm o poder de transformar realidades e salvar vidas. E conclui: “Este é um momento histórico de união para quitar uma dívida profunda do Estado com a proteção feminina. Juntos, podemos construir um Brasil onde toda mulher possa viver sem medo!”. 

Educação e formação

Os empregados da Caixa e os beneficiários dos projetos são incentivados a participar de cursos gratuitos sobre a temática feminina, disponíveis em duas plataformas de formação: Fenae Transforma (https://edu.fenae.org.br/) e Rede do Conhecimento (www.fenae.org.br/rededoconhecimento). 

Organizados em módulos, os cursos têm relação direta com a Campanha “Fenae com Elas” e com a luta por Feminicídio Zero, estando voltados para parceiros e beneficiários dos projetos de responsabilidade social. O conteúdo aborda desde direitos das mulheres até a trajetória cotidiana de lutas e conquistas, passando ainda por reflexões sobre o universo feminino. 

IMG-20251114-WA0042.jpg



IMG-20240613-WA0180.jpg


WhatsApp Image 2025-08-25 at 14.39.22 _1_.jpeg

Futuro Brilhar

Para fortalecer a campanha e ampliar o engajamento de empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e da sociedade civil em geral, acesse o site Futuro Brilhar (www.fenae.org.br/futurobrilhar). Na plataforma, os doadores encontram informações sobre a campanha, os projetos em andamento e notícias relacionadas.

Canal da Fenae no WhatsApp

Participe do canal oficial da Fenae no WhatsApp e fique por dentro de todas as informações da entidade e de interesse dos empregados da Caixa. Acesse: https://link.fenae.org.br/canalfenae.