Quem passou pela Associação do Pessoal da Caixa do Distrito Federal (Apcef/DF) pode constatar o clima de animação e muita disputa entre os atletas que participam dos Jogos Regionais do Centro-Oeste e Norte 2025, que estão acontecendo em Brasília. Pela primeira vez, as duas regiões fazem parte de uma única competição. O formato foi aprovado pelos atletas e representantes das Apcefs.

“Incluir mais estados elevou o nível técnico e traz um desafio novo para nós que estamos nos jogos. É, sem dúvida, uma oportunidade de integração entre os atletas das duas regiões”, destaca Alex Darcísio, que faz parte da delegação do Mato Grosso e disputas duas modalidades: o beach tennis e o vôlei de praia.

c6f79662-ff04-4f1c-b6f5-812f7ed2489a.jfif

Para o presidente da Associação do Pará, Alberto Araújo, a junção das regiões está aprovada. “Estamos com muita alegria participando do primeiro formato, envolvendo a região Norte e Centro-Oeste. Estamos percebendo que a interação está cada vez maior e mais forte e a competição muito acirrada”, ressaltou.

O diretor da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Cardoso, esteve nesta sexta (2), para prestigiar o evento. “Esse modelo é muito legal e fazer na Apcef/DF facilitou a logística e a organização. Os atletas estão gostando muito”, reforçou.

“Os Jogos são o evento mais incrível, dentre os que a Fenae e as Apcefs promovem. Vale ressaltar como está sendo bacana fazer esta competição com estados mais equilibrados, trouxe mais competitividade.  Os atletas estão felizes e a Apcef/DF está de parabens pela estrutura”, enfatiza o presidente da Apcef/TO, João Batista

Para o presidente da Apcef/RO, Edson Tavares, a marca dos jogos está sendo a garra. “A cada partida há um momento de interação. É uma experiência nova e está de parabéns a Fenae e todo o comitê dos jogos”.

Natasha Amoras, da Associação de Roraima (Apcef/RR), é uma veterana em jogos, mas nesta edição disputa pela primeira vez o vôlei de praia. “Já conseguimos garantir o bronze e a emoção e expectativa é grande se conseguirmos avançar mais”.

Atleta Roraima.jfif

Neste sábado (3), último dia de disputas dos Jogos, acontecerá a Corrida Rústica no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. A corredora Amanda Abreu destacou nível de organização do evento e o apoio da sua Apcef, a Associação do Tocantins. “Superou minhas expectativas, muito organizado. A gente está tendo todo o aparato dos treinadores. A equipe do Tocantins trouxe o corpo técnico para nos dar assessoria”.

atleta tocantins.jfif

Garra e superação

“Garra pra jogar, coragem pra encarar e união para vencer”. O slogan desta edição dos jogos regionais reflete bem o que representa a competição para os atletas.

No Ginásio da Apcef/DF, Aline Bento, é um exemplo desse sentimento. Ela que faz parte da Delegação da Associação do Goiás (Apcef/GO), veio à Brasília com os dois filhos – um deles uma bebê que completou seis meses ontem - e o marido.

036176f8-48c0-4fdd-9053-59c43d4a27ce.jfif

“Eu saio de Anapólis para Goiânia (distância entre as duas cidades é de quase 60 Km) a fim de treinar com essas meninas. E vale muito a pena, a estrutura está maravilhosa, hotéis, transporte e alimentação. É uma energia que não tem explicação”, diz a atleta do vôlei de quadra que, em 16 anos de Caixa, já participou de várias edições dos jogos regionais e nacionais.

Nesta sexta (2), ocorreram também na Apcef/DF as disputas da natação. “Eu participo há muitos anos dos jogos regionais e nacionais. Já disputei várias modalidades como o vôlei, o futebol e a corrida, e é sempre muito bom”, diz Augusto Cruz da Apcef do Acre.