As negociações da Promoção por Mérito, uma das principais conquistas das empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal, estão paralisadas desde julho de 2023. É urgente o retorno do debate sobre os deltas.

“Na primeira negociação do ano, ocorrida em 06 de fevereiro, a CCE/Caixa já havia cobrado da empresa a retomada dos debates sobre a Promoção por Mérito. Na ocasião, o banco não sinalizou com nenhuma proposta. Na reunião desta semana, vamos cobrar solução, pois o delta faz diferença na remuneração do empregado. Queremos também que a Caixa apresente respostas às reivindicações que estão pendentes desde 2023 ou um calendário para negociar essas questões”, destaca Fabiana Uehara Proscholdt, coordenadora da CEE/Caixa e representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa.

O coordenador do GT de Promoção por Mérito, João Paulo Pierozan, lembra que as discussões sobre os deltas do ano-base 2023 foram iniciadas em junho do ano passado. Após três reuniões, a Caixa suspendeu os debates desse GT, bem como de outros grupos de trabalho, por conta da negociação relativa ao acordo do Saúde Caixa.

“O banco e as representações dos trabalhadores não chegaram a debater nenhuma proposta. Os empregados aguardam, com expectativa, uma definição sobre o pagamento dos deltas. Nossa cobrança é que seja garantida a distribuição de um delta a todos os trabalhadores e haja o debate para aplicação do segundo delta”, reforçou João Paulo.

Na reunião do próximo dia 28, a CEE/Caixa vai cobrar ainda soluções para reivindicações como redução de jornada para pais de PCDs, reestruturação, retorno do GT Condições de Trabalho e também dos Fóruns de Condições de Trabalho, fim da atividade-minuto e volta das designações de caixas e tesoureiros, dentre outras.