A campanha Fenae com Elas está fazendo a diferença na vida de muitas brasileiras — e em Aparecida de Goiânia não é diferente. Por lá, o projeto Mulheres em Ação vem abrindo caminhos para que mulheres em situação de vulnerabilidade social descubram novos talentos, conquistem autonomia financeira e fortaleçam suas comunidades.

A iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/GO, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, oferece cursos nas áreas de beleza, culinária e artesanato. Muito mais que capacitação profissional, o projeto entrega autoestima, empoderamento e novas perspectivas de vida das beneficiadas. Além dos cursos de qualificação profissional, são ministradas palestras sobre empoderamento feminino e autoestima das mulheres.

Desenvolvido na Organização de Mulheres em Ação Vila Delfiore, o projeto foi selecionado pelo edital 004 da Fenae e está alinhado à campanha nacional Feminicídio Zero, do Ministério das Mulheres. Desde fevereiro, já foram 31 pessoas capacitadas, e a meta é chegar a 100 mulheres até o final de 2026.

Para Sergio Takemoto, presidente da Fenae, projetos como esse mostram que a transformação social começa por ações concretas. “O Mulheres em Ação é um exemplo inspirador de como podemos, juntos, promover inclusão produtiva e cidadania. A Fenae e seus parceiros seguem comprometidos com uma sociedade mais justa e igualitária, oferecendo oportunidades reais para quem mais precisa”, afirma.

Já o presidente da Apcef/GO, João Fortunato da Silva Barros, destaca que a iniciativa é uma grande conquista não só para as mulheres atendidas, mas para toda a sociedade. “Quando damos oportunidade a uma mulher, ela consegue transmitir os ensinamentos que aprendeu para muitas outras pessoas. Tenho certeza de que esse projeto vai promover uma verdadeira revolução na comunidade em que essas mulheres vivem. É uma satisfação para todos nós contribuir com essa transformação social por meio deste projeto”, destaca João Fortunato.

Apesar dos avanços conquistados, a comunidade onde o projeto está sendo desenvolvido ainda enfrenta grandes desafios, como a desigualdade de gênero, machismo, violência contra a mulher, falta de controle da natalidade, e falta de acesso a oportunidades de qualificação e inclusão.

João Batista Cascalho da Silva, coordenador da Moradia e Cidadania, destacou a importância da parceria e do investimento no projeto. Segundo ele, a Organização de Mulheres em Ação Vila Delfiore (OMAVIDE), juntamente com a Moradia e Cidadania/GO, sozinhas, não teriam condições financeiras para desenvolver o projeto. Nesse sentido, os recursos alocados pela Fenae são essenciais para o andamento dos trabalhos de formação. “Com a força da Fenae, temos a certeza de que estamos no caminho certo, para promover cidadania, empoderar as mulheres e para dar sustentabilidade ambiental, num bairro periférico com uma comunidade vulnerável, socialmente e financeiramente”, ressalta.

Oportunidade transformadora 

Formatura Cabeleireiro _2_.jpg

Moradora da comunidade, Ana Paula Martins Pessoa concluiu o curso de cabeleireira. Ela comemorou pela oportunidade em poder ter uma profissão que vai ajudar na autonomia financeira dela e das colegas de turma. "Agradecemos a oportunidade de aprendizado, que recebemos de forma gratuita. Agora, podemos transformar a vida de outras mulheres com o nosso conhecimento e mérito. Obrigada aos parceiros que tornaram essa formação possível", reforçou. 

Durante a formação da primeira turma de cabeleireiras, as mulheres atendidas contaram com uma palestra sobre "Empreendedorismo Feminino", conduzida por Atilla Thayne. A mentora da profissão enfatizou a ousadia, a coragem e a determinação das formandas. “O estudo e o aprendizado contínuo são essenciais para a realização dos nossos sonhos e para alcançar o sucesso”, reforçou. 

Por sua vez, a Ilzinete Alves dos Santos, presidente da Organização de Mulheres em Ação Vila Delfiore (OMAVIDE), expressou sua gratidão por concretizar o sonho de formar a primeira turma qualificação da organização em cabeleireiro. 

Formatura Cabeleireiro _6_ _1_.jpg

Oficina de Pascoa _10_.jpg

Futuro Brilhar
Para fortalecer a campanha e aumentar o engajamento de empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e da sociedade civil em geral, acesse o site Futuro Brilhar.   Na plataforma, os doadores têm acesso a informações sobre a campanha, os projetos em andamento e notícias relacionadas.