Empregados e aposentados da Caixa realizaram, nesta terça (22), um Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. A mobilização ocorreu em unidades de capitais e cidades do interior. Com cartazes e faixas, eles reivindicaram reajuste zero nas mensalidades do plano de saúde; fim do teto de gastos da Caixa com a saúde dos empregados; manutenção dos princípios do plano; melhoria da rede credenciada; e a extensão do direito de manutenção do plano pós-emprego para contratados após 2018.

“Os empregados já pagam um valor bem acima dos 30% definidos no acordo específico do Saúde Caixa como sendo a parte que caberia aos trabalhadores. A manutenção do teto de 6,5% da folha de pessoal para custeio do plano vem onerando os usuários. Precisamos que a direção da empresa respeite nossos direitos, caso contrário o Saúde Caixa pode se tornar inviável para a maior parte dos trabalhadores”, destaca Sergio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

O Dia de Luta foi convocado pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e conta com apoio de entidades como a Fenae, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), sindicatos, federações e Apcefs.  Além de manifestações em frente as unidades, foram realizadas reuniões nos locais de trabalho e distribuição de materiais impressos para esclarecer os trabalhadores sobre a importância do plano de saúde.

“Nossas ações de mobilização em defesa do Saúde Caixa estão envolvendo cada vez mais colegas, e estão unindo todos em torno da proposta do reajuste zero nas mensalidades do plano. A direção Caixa já sabe que esta é nossa proposta, é uma proposta viável, e os empregados a apoiam. Agora, a diretoria do banco precisa se posicionar, e apresentar sua proposta”, reforçou o diretor de Saúde e Previdência da Fenae e presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.

Sao Paulo.jfif

No dia 15 de julho, a CEE se reuniu com representantes da Caixa para dar início a negociações visando a renovação do acordo específico do Saúde Caixa.

Pernambuco.jfif

Recife (PE)

Seeb BH.jfif

Belo Horizonte (MG)

Sindicato dos Bancarios de Araraquara e Regiao.jfif

Araraquara (SP)

Seeb Dourados MS.jfif

Dourados (MS)

Votuporanga.jfif

Votuporanga (SP)