Mais participantes estão reconhecendo a viabilidade de uma nova proposta para redução do equacionamento da Funcef, enfatizando a importância da presença dos participantes nas discussões. Durante os Jogos Fenacef 2024, sediados em Curitiba (PR), a Fenae distribuiu um material explicativo destacando que a proposta da Caixa e da Funcef retira direitos dos participantes, enquanto as contrapartidas das instituições são desiguais.

O material, elaborado pela Fenae, Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar), destaca os direitos a serem retirados dos participantes, além de outros pontos problemáticos como a exclusão dos participantes na elaboração da proposta e a falta de isonomia entre os participantes do mesmo plano, que podem receber benefícios diferentes, representando um risco jurídico.

As entidades têm sugerido uma proposta alternativa que reduza o equacionamento sem retirar direitos, incluindo a revisão da meta atuarial e a responsabilização da Caixa pelo pagamento do contencioso trabalhista. Não deixe de ler o material!

Imagem interna fenacef.jpeg

Fenae nos Jogos da Fenacef – A Federação está presente na 13ª edição dos Jogos Fenacef, que continuam até a próxima segunda-feira (27). A abertura do evento contou com a participação do diretor Executivo da Fenae, Antonio Luiz Fermino. Além disso, a Fenae também marca presença em um espaço exclusivo para divulgar os programas e projetos da Federação e das Apcefs (Associações do Pessoal da Caixa), além de expor produtos da lojinha do Movimento Solidário, cujas vendas serão revertidas para as ações dos projetos da campanha "Juntos a Gente Faz o Futuro Brilhar".