A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa promoveu o primeiro Concurso Gastronômico Fenae Gourmet. A iniciativa, realizada entre os meses de outubro e novembro do ano passado, contou com a participação de empregado ativo, aposentado ou pensionista, e dependentes, associados a uma das 27 Apcefs do país. Como resultado, receitas de participantes serão divulgadas em um livro.

O livro de receitas do Fenae Gourmet já está disponível virtualmente no site da Federação e será encaminhado para todas as Apcefs. O material contém as receitas descritas dos primeiros colocados de cada estado, juntamente com as fotos dos preparos nas categorias “Cozinha”, de pratos principais, e “Confeitaria”, de sobremesas.

Ao todo, 36 receitas que variaram entre itens típicos regionais, clássicas que ganharam novas versões e pratos autorais, estão no material digital. Além de terem suas receitas divulgadas, os classificados em primeiro, segundo e até terceiro lugar receberam um kit exclusivo do concurso, juntamente com um certificado de participação. O primeiro colocado de cada associação recebeu a mais um prêmio-surpresa, específico para a categoria na qual competiu.

Conforme previsto no regulamento, profissionais especializados em gastronomia avaliaram e conferiram se as receitas inscritas estavam de acordo com o regulamento. As notas atribuídas foram de 5 a 10, e levaram em conta a apresentação e a escolha dos ingredientes, além do processo de execução e da ficha técnica do preparo. Criatividade e originalidade, articuladas com apresentação visual e montagem dos pratos, também foram fatores determinantes para a boa performance dos cozinheiros participantes.

O resultado com os nomes de todos os vencedores e o livro de receitas também foi divulgado e está disponível no site da iniciativa, em: www.fenae.org.br/fenaegourmet.