Os associados das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs) do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em contagem regressiva para chegada dos Jogos Regionais do Sul. O evento esportivo acontecerá de 21 a 23 de abril e os preparativos das estruturas onde ocorrerão as disputas, logística e formação das delegações ocorrem a todo vapor.

A Apcef/SC foi escolhida para sediar os jogos, que não foram realizados em 2021 devido a pandemia de Covid-19. “Estamos tendo a oportunidade de promover e incentivar a prática de esportes, proporcionando bem-estar e saúde para os nossos associados, além de estarmos proporcionando momentos de integração e confraternização reunindo os atletas e familiares dos três estados do Sul”, ressalta o presidente da associação catarinense, Marcelo Boeing. 

Segundo o dirigente, a entidade reuniu uma equipe que trabalha com engajamento e tem realizado planejamento com foco em proporcionar uma experiencia memorável para todos os participantes.

A sede da Apcef/SC, em Jurerê, possui boa parte da estrutura esportiva para os jogos como ginásios esportivos, campo de grama recentemente reformado, salas para jogos de mesa e quadra de areia para jogos de praia.

Jogos do Sul _Ginasio 430x430.jpg

Jogos do Sul_Salao de jogos 430x430.jpg

Apenas o atletismo, natação e tênis de campo serão realizados em outros locais nas proximidades da sede- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Jurerê Sports Center (JUSC).

Piscina UFSC 430x430.jpg

 São esperados 330 atletas mais o pessoal da organização e equipe técnica de cada estado. Os preparativos estão a cargo de uma comissão formada por representantes da Apcef anfitriã- Marcelo Boeing (presidente), Carlos Alfredo Lemos (diretor de Esportes) e assessor de esportes, Filipe Scarpato Possenti; os diretores da Apcef/RS, Marcos Todt (presidente), Naiara Machado (vice-presidente) e Sidnei Otto (diretor de Esportes); Apcef/PR- Jesse Krieger (presidente), José Tanaka (vice-presidente) e Thiago Mendes (diretor de Esportes).

Serão disputadas as seguintes modalidades nos Jogos do Sul: Futsal feminino e masculino, Futebol máster, Futebol livre, Vôlei de quadra feminino e masculino, Vôlei de praia feminino e masculino, Basquete masculino, Tênis de mesa feminino, masculino e misto, Natação absoluto e máster feminino e masculino, Atletismo feminino e masculino, Canastra, Damas, Sinuca e Xadrez.

Preparação das delegações 

Os Jogos Regionais intensificaram a movimentação de atividades nas associações do Sul. As seletivas para formar as equipes de cada modalidade já começaram.

Apcef/PR deve contar com 110 atletas. Os times das modalidades coletivas estão se reunindo para os treinos e realizando amistosos de preparação. No caso das individuais, os atletas participam de provas e competições, para buscar boa performance nos jogos.

“Nossos representantes estão treinando ativamente para que possam marcar presença nos Jogos e subir ao pódio nas diversas modalidades”, reforça o presidente da associação, Jesse Krieger. Ele lembra ainda que “a competição serve de preparativo para os Jogos da Fenae, como fase preliminar, e incentivo para que os atletas continuem treinando e tenham objetivos”.

 A delegação da Apcef/RS vai participar de todas as modalidades. “Vamos com delegação de cerca de 100 pessoas, de diversas partes do Rio Grande do Sul. A turma está treinando, sob a coordenação atenta do Sidnei Otto, nosso diretor de Esportes. Vamos fortes para competir e para confraternizar”, diz o presidente da associação gaúcha, Marcos Todt. 

Na Apcef/SC, o clima também é de busca por bons resultados. A preparação começou em janeiro. Serão 110 atletas para competir em 11 modalidades.

“É com muito entusiasmo que a Apcef/SC irá sediar mais uma edição dos Jogos do Sul. As delegações se preparam para as competições e é com grande expectativa que aguardam por esse reencontro entre colegas da caixa. Participe desta edição, seja disputando ou torcendo”, convida Marcelo Boeing.

Quer saber mais sobre os Jogos Regionais? Acompanhe nas redes sociais da Fenae e das Apcefs a divulgação das informações sobre os eventos que ocorrerão até setembro, envolvendo todas as regiões do país.