A Rede do Conhecimento, plataforma de EAD da Fenae e das Apcefs, tem-se mostrado bastante útil para o empregado da Caixa vinculado a alguma associação de pessoal afiliada que queira ir mais fundo na sua formação pessoal e profissional. O curso “Gestão de Projetos”, com acesso no site www.fenae.org.br/rededoconhecimento pelo menu Cursos – aba Empreendedorismo e Inovação, é um dos mais indicados para os que desejam progredir na carreira bancária. 

A iniciativa, numa sequência de ações bem planejadas, envolve o ato de planejar, executar, acompanhar e avaliar projetos e programas, conforme metodologias e sistemas institucionais sintonizados com os objetivos estratégicos previamente estabelecidos. Ademais, o aluno aprende a diferença entre gestão de projetos e gestão de produtos, tidas como formas distintas de trabalhar, com objetivos, métodos e impactos próprios. 

É assim: enquanto a gestão de projetos se concentra na execução controlada de prazos, custos e escopo, a gestão de produtos prioriza o ciclo de vida contínua de um produto, alinhado às necessidades do mercado e dos usuários.  

Nas aulas, ministradas pela instrutora Giovanna Baccarin, que é jornalista com especialização em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade de São Paulo (USP), serão dadas dicas sobre as teorias que amparam essas definições e sobre as técnicas mais modernas para gerenciar projetos do começo ao fim, minimizando custos e imprevisibilidades. Com isso, o empregado associado terá a chance de estimular aptidões como agilidade, liderança, pensamento crítico e planejamento. 

A professora Baccarin é mentora de empresas, profissionais, autônomos e startups, além de autora do livro “Empreenda com Menos – crie sua empresa com menos recursos, riscos e incertezas”, publicado pela editora Alta Books. 

Na Rede do Conhecimento, o conteúdo completo do curso “Gestão de Projetos” inclui dinâmicas temáticas como o fim da liderança hierárquica, gerente de projetos versus gerente de produtos, SCRUM (estrutura ágil para gerenciar projetos úteis para desenvolvimento de software, que enfatiza a colaboração, a auto-organização e a entrega incremental de valor), KANBAN (método visual de gestão de fluxo de trabalho, usado para otimizar processos e aumentar a produtividade), SQUADS (pequena equipe multifuncional e em contexto empresarial, que trabalha de forma autônoma e focada em um objetivo específico, como o desenvolvimento de um produto ou serviço), design thinking, “customer development”, design sprint e gestão de projetos e ROADMAP ou roteiro (representação visual de um plano estratégico que descreve objetivos, metas e etapas para alcançar um determinado resultado, seja em um projeto, produto ou empresa). 

O curso “Gestão de Projetos”, voltado exclusivamente para empregados da Caixa associados às Apcefs e seus dependentes, é certificado. Significa que, ao concluir os módulos, o participante recebe uma certificação que poderá ser utilizada como comprovante de capacitação no próprio banco público. Turmas de 27 alunos, preferencialmente. 

Informações adicionais

Qualquer empregado da Caixa poderá inscrever-se nos cursos da Rede do Conhecimento, cabendo a conclusão dos módulos apenas aos associados a uma das 27 Apcefs do país. Confira pelo site www.fenae.org.br/associacao como associar-se e tenha direito a mais esse benefício.

A plataforma de EAD da Fenae e das Apcefs oferece muitos cursos aos empregados da Caixa. São mais de 100 disponíveis. A Rede do Conhecimento proporciona uma experiência de aprendizado única, flexível e acessível para quem busca desenvolvimento pessoal e profissional.