Nesta quarta-feira (24), em um acanhado bairro de São Sebastião, na região administrativa do Distrito Federal, o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, visitou a Escola Classe Vila do Boa, palco do projeto “SOS Alfabetização”, que está sendo executado por meio da parceria da Fenae e da Apcef/DF com a Moradia e Cidadania. No local, os representantes das entidades associativas foram recebidos pela diretora da escola, Stephanie Marina Cardoso Araújo Duarte, assim como por alunos, professores e funcionários.

A visita contou com a participação de José Herculano (Bala), presidente da Apcef/DF e do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae, Laurêncio Körbes, presidente nacional da Moradia e Cidadania, e por um grupo de empregadas e empregados da Caixa. Na ocasião, os visitantes conheceram a estrutura da escola e foram informados sobre o desenvolvimento do projeto “SOS Alfabetização”, cujo foco são atividades de reforço escolar para estudantes do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem.

Na Escola Classe Vila do Boa, em São Sebastião, o projeto “SOS Alfabetização” utiliza atividades de reforço escolar para atender demandas de alfabetização e aprendizagem de 50 crianças. Nesse caso, o propósito é acompanhar estudantes de 8 a 12 anos das turmas do terceiro ao quinto ano. Na ponta dessa ação, executada em sistema de parceria, estão professores e equipe pedagógica.

Pelo projeto em desenvolvimento, o reforço escolar vem sendo realizado pelo sistema de aulas semanais. São atividades extracurriculares, de mais ou menos duas a três horas de acompanhamento, divididos por turmas de 3º, 4º e 5º anos, nos períodos matutino e vespertino. Antes de integrarem as atividades de reforço escolar, os alunos passam por uma análise denominada de psicogênese, na qual os professores avaliam e encaminham para o atendimento, caso seja constatada a deficiência na aprendizagem.

Depoimentos reforçam importância do projeto

Sergio Takemoto agradeceu a Escola Classe Vila do Boa por ter acolhido e se engajado no projeto, além do apoio da Apcef/DF e da Moradia e Cidadania, assim como de outros parceiros envolvidos. “Ficamos emocionados de ver essas ações sendo bem-sucedidas. O projeto “SOS Alfabetização” possibilita transformações na vida de pessoas em situações de vulnerabilidade, permitindo a crianças em processo de alfabetização escreverem sua própria história”, afirmou, para em seguida acrescentar: “É preciso saber valorizar o trabalho social. Sonhamos com um mundo mais justo ou uma sociedade mais democrática e solidária, e isso não tem preço”.

Também presente à visita, o presidente da Apcef/DF e do CDN da Fenae agradeceu a Fenae pela execução do projeto, que se desenvolve em uma escola da rede pública de ensino. E deixou o seu recado: “Educação é fundamental para o desenvolvimento do país, pois se trata de um processo de transformação. Sozinhos não fazemos nada, mas as circunstâncias avançam quando o trabalho apresenta sentido coletivo e solidário”.

Laurêncio Körbes agradeceu à Fenae, por possibilitar a abertura de diversas temporadas de uma parceria nacional. E completou: “Todos somos Caixa e essa iniciativa em educação complementar é dos empregados do banco. O projeto em uma escola de São Sebastião representa um futuro melhor para crianças em situação de vulnerabilidade”.

Um dos apoiadores das ações do Movimento Solidário, sempre em parceria com a Moradia e Cidadania, é o aposentado da Caixa Álvaro Hall. Ele acompanhou a visita à Escola Classe Vila do Boa e falou da importância do projeto “SOS Alfabetização”. “A ação visa a melhoria de pessoas em situação de vulnerabilidade e, por isso, já vem colhendo resultados muitos positivos”, disse.

Outro entusiasta dessas ações é o aposentado Vilmar Martini, também da Caixa. Ele expressou assim a sua satisfação em integrar movimento dedicado a iniciativas de desenvolvimento sustentável: “Alegria de poder participar dessa visita. Depois de aposentado, é muito gratificante presenciar que nossas entidades – Fenae e associações – vêm contribuindo para o crescimento de comunidades que apresentam necessidades socioeconômicas”.

A diretora da Escola Classe Vila do Boa, Stephanie Araújo Duarte, reforçou a importância do projeto e defendeu uma espécie de pacto social, na perspectiva do comprometimento de todos os parceiros para o sucesso da ação, com consciência coletiva e visando o interesse do bem comum.  A diretora foi direta ao ponto: “Estamos trabalhando a questão da autoestima dos alunos que estão sendo beneficiados pelo “SOS Alfabetização”. Os pais são super presentes no processo de aprendizagem dos filhos e isso é um passo muito importante”.

Mãe/avô de duas crianças que recebem atendimento individualizado e estão sendo beneficiadas pelas ações, portadoras de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Márcia Maria das Chagas Vasconcelos parabenizou o projeto por tudo o que vem sendo feito, apresentando um resultado muito importante. “Depois das aulas de reforço escolar, as crianças lá de casa começaram a desenvolver-se mais e melhor, e isso vem ajudando-as a superar algumas dificuldades”.