Representantes da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) marcaram presença na Marcha da Classe Trabalhadora, organizada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e outras centrais sindicais, nesta quarta-feira (22), em Brasília (DF).

O presidente da Federação, Sergio Takemoto, reforçou a importância da realização da Marcha, por demonstrar a força e a união de todos os trabalhadores que lutam diariamente por seus direitos e pela justiça social.

“Participar desta marcha é mais do que um ato simbólico, é uma demonstração concreta de nosso compromisso com a defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores da Caixa. A Caixa é mais do que um banco – ela é um patrimônio do povo brasileiro, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento social e econômico do país. Por isto, a defesa da Caixa como um banco 100% público é vital para assegurar que os serviços essenciais continuem a ser prestados de forma inclusiva e eficiente, beneficiando milhões de brasileiros”, destacou Takemoto.

Para a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, é essencial que a classe permaneça unida para garantir que os direitos conquistados ao longo de décadas de luta não sejam desmantelados.

“Neste momento crítico, a nossa presença aqui reafirma o compromisso das entidades sindicais com a luta pelos direitos dos trabalhadores deste país. Estamos unidos em prol da valorização do trabalho, da proteção dos empregos e da manutenção das instituições públicas fortes e atuantes. Juntos, podemos garantir um futuro mais justo e igualitário para todos. Avante, companheiros e companheiras! A luta continua, e juntos somos mais fortes!”, afirmou Juvandia no ato.

atotrabalhadores430X430colocardentrodamateria.png

A marcha teve como tema “Dignidade para quem faz o estado”. Após a concentração, as trabalhadoras e trabalhadores percorreram as vias em direção à Esplanada dos Ministérios. O objetivo desta histórica manifestação de sindicatos e trabalhadoras/es é apresentar ao presidente Lula e ao Congresso Nacional uma agenda que, efetivamente, possa garantir a manutenção de direitos, dentre os quais: valorização do serviço público; igualdade salarial; políticas educacionais e de saúde; reforma agrária; menos impostos para trabalhadores; desenvolvimento econômico e social; reconstrução do Rio Grande do Sul, dentre outros.

O diretor da Administração e Finanças da Fenae, Marcos Saraiva, que também marcou presença na marcha, também destacou a importância da união e da luta dos trabalhadores. “Este ato de defesa do trabalhador é ato em defesa da sociedade. Os empregados da Caixa, que através da Fenae estão aqui presentes, estão dizendo ao governo e aos parlamentares que nós estamos aqui, nós estamos de olho, nós somos trabalhadores. Nós queremos a pauta dos trabalhadores sendo discutida como prioridade. Nós estamos na luta”, afirmou.

Além do presidente Sergio Takemoto, do diretor Marcos Saraiva, estiveram presentes e representaram a Fenae no ato o vice-presidente, Cardoso; o diretor de Esportes, Rafael de Castro; o diretor de Comunicação e Imprensa, Moacir Carneiro; e o diretor Executivo, Antonio Fermino.