É com pesar que a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) lamenta o falecimento de José "Pepe" Mujica, ex-presidente do Uruguai e símbolo de uma política comprometida com a justiça social, a dignidade humana e a transformação das estruturas sociais em prol dos mais pobres. Ex-guerrilheiro, preso político e ícone da esquerda latino-americana, Mujica sempre se manteve fiel aos princípios da solidariedade, da simplicidade e da ética na vida pública. 

Durante seu governo (2010-2015), priorizou políticas voltadas à redução das desigualdades, à valorização dos direitos humanos, à integração da América Latina, bem como a promoção de uma legislação progressista, como a descriminalização do aborto. A pobreza no Uruguai caiu de 39% em 2004 para 11,5% em 2015. Além disso, houve expansão dos programas de transferência de renda e aumento do salário mínimo. 

“Sua trajetória inspira gerações de militantes, líderes e cidadãos que acreditam em um mundo mais justo e igualitário. Mujica provou que é possível fazer política com humildade, coerência e compromisso verdadeiro com o bem comum”, afirmou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

A Fenae se solidariza com o povo uruguaio e com todos os que hoje choram a perda de um dos grandes nomes da história política do nosso continente. Que seu legado continue a nos guiar nas lutas por um futuro mais fraterno e democrático!