Diante de um cenário de extremo alerta, em que as entidades representativas dos empregados tomaram conhecimento de que o Conselho de Administração da Caixa convocou uma reunião em caráter de urgência no último dia 18 de março, com o objetivo de votar a transferência das operações das loterias federais para uma empresa subsidiária na Caixa, deu-se início a uma forte mobilização, onde a Fenae se reuniu com várias outras entidades e parlamentares para fazer uma resistência contra tal medida.

Como parte da mobilização, a Fenae e a Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) encaminharam carta ao ministro Fernando Haddad em que manifestam posicionamento contrário a ação. A Federação também convocou uma reunião extraordinária com toda a Diretoria Executiva e se reuniu com parlamentares.

Por intermédio da articulação da Fenae com os parlamentares, a deputada Erika Kokay (PT/DF) e o deputado Tadeu Veneri (PT/PR), rapidamente, formalizaram o requerimento REQ 9/2024, na Comissão de Administração e Serviço Público (CASP), com o pedido de uma Audiência Pública para discutir sobre o assunto. A CASP aprovou, nesta terça-feira (26), o requerimento e a Audiência deve acontecer no próximo dia 3 de abril, às 14h.

Certos da urgência, por conta dos últimos acontecimentos, os representantes dos trabalhadores pedem a intensificação nas mobilizações e convida todos os empregados e empregadas da Caixa para participarem desta importante Audiência Pública, que irá tratar sobre este método de privatização disfarçada já conhecido por todos.

“Precisamos manifestar a nossa preocupação com tal medida, a transferência causará um dano irreparável às áreas sociais que recebem repasse de cerca de 40% da arrecadação das loterias, que têm sido fundamentais para a redução das desigualdades sociais no país. Por isso, é de extrema importância que os empregados da Caixa intensifiquem as mobilizações junto com os parlamentares de todo o país para se engajarem nesta luta. Esperamos a participação de todos e todas”, ressalta o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Clique aqui e envie esta importante mensagem aos parlamentares.