A felicidade estampada no rosto de cada criança que recebeu um presente marcou a ação social da campanha do Mês das Crianças 2026, “Quem espalha alegria, multiplica solidariedade”. Realizada na manhã do sábado (24), na Região Administrativa de Samambaia (DF), a iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), da Apcef/DF e da ONG Moradia e Cidadania proporcionou uma comemoração especial aos filhos das 160 mulheres atendidas pelo projeto Viva Mulher Segura.

A mobilização contou também com a parceria da Integra Participações e da Wiz Co. Além da entrega de brinquedos para todas as crianças, a programação da manhã  incluiu brinquedos infláveis, pintura de rosto e um lanche especial, garantindo momentos de diversão e confraternização para as famílias.

A moradora da comunidade, Maria de Jesus Filha, participou do evento acompanhada dos netos e das netas. Para ela, a iniciativa representa uma oportunidade de convivência e acesso a atividades que fazem a diferença na vida das famílias atendidas pelo projeto.
 “Gostei muito dos brinquedos. Com certeza, este é um dos dias mais felizes da minha vida”, contou Maria Cristina, neta de Maria de Jesus, ao demonstrar a alegria de participar da comemoração.

Solidariedade que transforma vidas

IMG_9232 _1_.jpg

A diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, destacou a importância dos projetos sociais para promover dignidade e melhorar a qualidade de vida de crianças, mulheres e famílias em todo o país. Ela ressaltou a participação dos empregados da Caixa para a manutenção das iniciativas desenvolvidas pela entidade e defendeu o fortalecimento das políticas públicas e dos investimentos sociais, especialmente no enfrentamento à violência contra as mulheres. 

A Fenae desenvolve projetos que contribuem para melhorar a vida das pessoas e garantir mais dignidade às mulheres, aos homens e às famílias. Mas não basta termos iniciativas sociais: precisamos também de políticas públicas, programas e orçamento para ampliar esses avanços. Ajudar quem precisa não é gasto, é investimento. Avançamos muito na luta das mulheres e no enfrentamento à violência, mas ainda temos muito a conquistar.”, afirmou Rachel.

Rachel WeberA diretora de Políticas Sociais da Fenae

A diretora do Instituto Viva Mulher Segura, Lúcia Bessa, ressaltou a importância de ampliar os espaços de escuta e fortalecer a mobilização social pelo fim da violência contra mulheres e meninas, especialmente as negras. “Quando temos a oportunidade de falar, precisamos fazer nossa voz ser ouvida. Não podemos nos calar diante da violência contra mulheres e meninas, especialmente as negras. É fundamental aproveitar esses espaços para expressar o que pensamos, denunciar as desigualdades e fortalecer essa luta. Precisamos estar unidas e mobilizar cada vez mais pessoas nessa causa”, reforçou.

O presidente da Apcef/DF, Herculano Bala, enfatizou a importância da união entre as instituições para proporcionar momentos de alegria às famílias e fortalecer os laços com as comunidades atendidas. Ele também chamou a atenção para a necessidade de combater a violência doméstica e cultivar valores como amor, respeito e solidariedade. “A felicidade é feita de momentos felizes, e é isso que a Apcef/DF, a Fenae, a ONG Moradia e Cidadania e os parceiros deste projeto procuram proporcionar às famílias. Ficamos muito felizes em compartilhar esses momentos, levar alegria às crianças e fortalecer os vínculos com a comunidade. Mas também precisamos falar de uma questão muito séria: a violência dentro das famílias precisa diminuir e acabar. A semente da solidariedade já foi plantada, e cabe a todos nós cultivá-la com muito amor e carinho”, acrescentou.

Parcerias que fazem a diferença

O apoio a projetos sociais tem um significado especial para Carol Lopes, superintendente de Comunicação e Marketing da Wiz Co., parceira da iniciativa desde o início. Ao falar sobre a ação, ela ressaltou a importância de oferecer oportunidades às comunidades e lembrou como a participação em um projeto social contribuiu para transformar sua própria trajetória.

“Eu também tive minha história transformada por um projeto social. Como líder de uma comunidade que precisa de recursos, agarrei as oportunidades por meio do estudo, e isso mudou a minha vida. Por isso, fico muito emocionada ao ver ações como essa acontecendo. Um projeto social que ampara a comunidade faz toda a diferença, porque sou a prova de que essas oportunidades podem mudar uma história”, destacou.

Representando a ONG Moradia e Cidadania, Rejane Moura também celebrou a participação na atividade e ressaltou a importância do trabalho conjunto para promover o bem-estar das crianças e de suas famílias.
“É muito satisfatório participar de mais uma ação junto à comunidade e poder levar alegria a essas crianças. Ver o sorriso no rosto de cada uma delas é ter a certeza de que estamos no caminho certo e fazendo a diferença em suas vidas. É esse resultado que nos motiva a continuar trabalhando em parceria e desenvolvendo iniciativas que promovam o bem-estar das famílias”, afirmou.

A diretora de Aposentados da Apcef/DF, Celeste Cássia, reforçou o significado da mobilização e a importância de proporcionar experiências positivas às crianças.

“Hoje é um dia especial para essas crianças, mas também para nós, que, com uma iniciativa simples, proporcionamos um momento que ficará marcado na vida de cada uma delas”, comemorou

Moradora da comunidade e  funcionária da Wiz,  Thamires Silva, emocionou os participantes ao compartilhar sua história de vida. Ao observar as crianças beneficiadas pela ação, ela se reconheceu nas trajetórias dos pequenos e relembrou a importância dos projetos sociais para as famílias da região. Seu depoimento destacou o valor das iniciativas que oferecem oportunidades, acolhimento e momentos de alegria para crianças e responsáveis. 

“É muito especial estar aqui, porque, além de trabalhar para outras pessoas, também faço parte desta comunidade. Moro aqui em frente, nasci e cresci neste lugar. Assim como essas crianças, eu também já participei de projetos como este quando era pequena, e minha mãe esteve envolvida nessas iniciativas. Por isso, digo de coração: aproveitem tudo o que está sendo oferecido. Sei o quanto essas ações são importantes e sou muito grata a todos que se dedicam a proporcionar esses momentos às nossas crianças. Feliz Dia das Crianças!”, contou a trabalhadora emocionada.

A ação integra a campanha do Mês das Crianças da Fenae e reforça o compromisso das entidades e dos parceiros com a solidariedade, a inclusão social e a construção de oportunidades para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade. 


Veja os principais momentgos da festa!

WhatsApp Image 2026-10-26 at 17.27.51.jpeg
 

IMG_9042.jpg
WhatsApp Image 2026-10-26 at 17.27.52.jpeg

IMG_9335 _1_.jpg

WhatsApp Image 2026-10-26 at 17.27.52 _3_.jpeg