Adubar a terra, semear e ver brotar do chão o alimento que gera renda extra e ajuda a sustentar diversas famílias. Com esse propósito, o projeto social da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/RN, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, está ajudando a transformar a vida de 21 mulheres em situação de vulnerabilidade social no município de Mossoró, no semiárido do Rio Grande do Norte.

Intitulado “Sementes Urbanas: combate à fome e ao feminicídio no semiárido”, o projeto é desenvolvido na Associação de Mulheres Trabalhadoras de Mossoró, conhecida como “Coletiva Motim Feminista”, localizada no bairro Pintos.

Com o apoio financeiro da Fenae, o quintal da sede da associação está sendo transformado em uma área produtiva, com a construção de canteiros, estufas e pomares, onde são plantados, de forma coletiva, hortaliças, legumes e frutas. O projeto também oferece assistência técnica de um engenheiro agrônomo e contempla etapas de capacitação, produção de mudas e manejo dos canteiros e quintais.

“A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira. Esse projeto veio ajudar as mulheres a terem uma fonte de renda, ao mesmo tempo que contribui para alimentar outras famílias com hortaliças livres de agrotóxicos. Isso mostra que estamos no caminho certo, atuando em diversas frentes para transformar a realidade de muitas famílias”, destaca Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

Segundo o diretor de Cultura da Apcef Potiguar, Heriberto Sousa, a ideia surgiu do desejo de fomentar uma atividade que proporcionasse autonomia às mulheres, especialmente no que diz respeito à segurança alimentar delas e de suas famílias, por meio do cultivo de hortas orgânicas. “A proposta é que a produção seja dividida entre as participantes para o consumo familiar, com a venda do excedente e o rateio do valor arrecadado entre elas”, lembra Heriberto, que acompanha a implantação do projeto de perto.

Além do cultivo dos alimentos, o projeto promove ações de autocuidado, como oficinas e rodas de conversa sobre a saúde da mulher, além de diálogos comunitários sobre o papel do projeto no combate à fome e na defesa da justiça socioambiental.

Coordenadora da ONG Moradia e Cidadania no estado, Altenizia Mota Neves destaca a relevância das ações desenvolvidas em parceria com a Fenae para o fortalecimento de projetos sociais em todo o país.

 “A Fenae tem um papel fundamental na vida dos empregados da Caixa, especialmente nas áreas social e cultural, por meio das Apcefs espalhadas pelo Brasil. Hoje, além dessa atuação, a Fenae também desenvolve projetos sociais em parceria com a ONG Moradia e Cidadania em âmbito nacional, por meio de editais. Essa parceria tem fortalecido as ações sociais, contribuindo para a construção de um mundo mais digno, com foco na redução da fome e da miséria. Também atuamos no combate ao analfabetismo, ao feminicídio e no incentivo a atividades culturais nas diferentes regiões do país”, afirma Altenizia.
 
Conexão com a natureza

 Uma das idealizadoras e também beneficiária do Projeto Sementes Urbanas, Layanne Alencar explica que a iniciativa foi criada em 2022 pelo coletivo Motim Feminista, diante da urgência de combater a fome no bairro, que foi agravada pela pandemia da Covid-19. Cozinheira, militante feminista e agricultora urbana, Layanne contribui estimulando a produção de alimentos agroecológicos.
“Participar deste projeto se tornou algo essencial no meu cotidiano”, afirma. “O cultivo sem veneno não é só alimento, é também terapia. Quando a gente põe a mão na terra, tudo muda. O projeto enfrentou desafios, como a falta de água, mas conseguimos superar com a construção de um poço. Hoje, seguimos firmes, em um espaço coletivo liderado por mulheres, com poucos colaboradores homens”, explica.
 
Futuro Brilhar

Para fortalecer a campanha e ampliar o engajamento de empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e da sociedade civil em geral, acesse o site Futuro Brilhar (www.fenae.org.br/futurobrilhar). Na plataforma, os doadores encontram informações sobre a campanha, os projetos em andamento e notícias relacionadas.

IMG_8042.JPEG

IMG_8063.JPEG