As chuvas que caem sobre Alagoas são mais intensa do que o previsto para o mês inteiro. Ruas viraram rios, casas foram invadidas pela água e famílias tiveram que deixar suas casas. Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil de Alagoas nesta terça-feira (27), 2.900 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas.

Diante da gravidade da situação, a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) e a Apcef/AL se uniram para lançar uma campanha nacional de solidariedade. A ação busca arrecadar alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza, colchões, lençóis e toalhas. As doações físicas podem ser entregues na sede da Apcef Alagoas, localizada na Avenida General Luiz França Albuquerque, 6000, Garça Torta – Maceió.

Além da campanha, o Fundo Reserva da Fenae também foi liberado para Alagoas, garantindo uma resposta rápida e concreta à emergência. O Fundo foi criado em 2024, quando o Brasil enfrentou um dos seus maiores desastres naturais, causados pelas tempestades no Rio Grande do Sul. As Apcefs depositam, mensalmente, um valor na conta específica do Movimento Solidário - programa de Responsabilidade Social da Fenae e das Associações do Pessoal da Caixa.

Segundo o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, a ação é para garantir que ninguém se sinta sozinho neste momento difícil.  Ele destacou a situação dos moradores do município de São Luiz do Quitunde, mais impactados pelas chuvas. 

 “São Luiz do Quitunde e outras regiões de Alagoas estão vivendo dias muito duros. Mas também são dias em que a empatia e o apoio coletivo transformam a situação. Então, mais uma vez chamamos os empregados e a sociedade para participar deste ato importante para a população”, destacou.

O presidente da Apcef/AL, Josuel Cardoso, também falou sobre a situação dos moradores e sobre a campanha. “É uma condição devastadora. Em São Luiz do Quitunde, a cada esquina há um apelo por ajuda. E nossa missão é unir forças para que essas pessoas saibam que não estão sozinhas. A solidariedade, nesse momento, é o que pode restituir um pouco do que foi perdido”, disse o presidente. 

Como doar: 
Doações físicas podem ser entregues na sede da Apcef/AL, localizada na Avenida General Luiz França Albuquerque, 6000, Garça Torta – Maceió. Os itens essenciais são alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal, itens de limpeza, lençóis, colchões e toalhas.


Conta para doação:
As doações via pix podem ser feitas pelo CNPJ 34.267.237-0001-55 (Federação Nacional das Associações do Pessoal CEF) ou por transferência bancária: banco Caixa (104), Agência: 4316, Operação: 003, Conta corrente: 266-0.