Mais de 300 convidados, entre empregados e aposentados da Caixa, dirigentes associativos e sindicais, participaram no último sábado (26) do almoço festivo para comemorar os 54 anos da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

Apcef MS 54 anos 878x430.jpg

Sérgio Takemoto, presidente da Fenae, ressaltou as conquistas históricas da entidade em seus 54 anos, como a jornada de seis horas e o direito de ser bancário. “Isso é um exemplo de que somente com a comunidade e a união é possível conquistar nossos objetivos. E agora, mais do que nunca, precisamos estar unidos para conseguir melhorias no Saúde Caixa e melhores condições de emprego, e contamos com o apoio de todos vocês de Campo Grande”, ressaltou o dirigente.

O presidente da Apcef/MS, Everton Espíndola, destacou a importância da Fenae no fortalecimento do movimento associativo e na defesa dos trabalhadores do banco público. "A Fenae luta não só para manter uma Caixa 100% pública, mas também para que tenhamos um associativismo tão importante e forte, sempre visando o bem-estar dos empregados e empregadas do banco público. Participar desses momentos é essencial para lembrarmos que somos humanos e que a nossa união é uma das coisas mais valiosas que podemos exercer", acrescentou.  

Desde quinta (24), Sergio Takemoto e a representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Fabiana Uehara, estavam em Campo Grande, para uma série de agendas voltadas ao fortalecimento da atuação em defesa dos direitos dos empregados da Caixa. Na programação, reuniões em unidades do banco e com lideranças sindicais, além de uma visita ao projeto social "Rumo à Cidadania e Qualidade de Vida", executado pela Fenae e Apcef/MS em parceria com a ONG Moradia e Cidadania.

No evento festivo, Fabiana Uehara agradeceu os votos que a elegeram para o Conselho de Administração da Caixa, destacando a importância da representatividade dos trabalhadores. “É extremamente importante nós termos um representante eleito justamente para fazermos um contraponto e termos um olhar dos trabalhadores dentro da administração. Nem sempre o que é bom para a Caixa enquanto empresa reflete positivamente para seus empregados”, reforçou Fabiana.

Jadir Garcia, diretor da Fenae e da Apcef/MS, enfatizou a importância de celebrar o aniversário da Fenae junto às Apcefs e aos associados. "Comemorar essa data dentro das Apcefs aproxima a entidade nacional dos associados. Os 54 anos da Fenae são um símbolo de organização e luta coletiva, o que é de suma importância. Essa construção coletiva, que é a união dos empregados da Caixa, é o que faz uma federação forte como a Fenae", afirmou.

A celebração dos 54 anos da Fenae foi marcada por almoço com pratos típicos da região, como o porco no rolete e costela, música ao vivo e sorteio de brindes.