Tem início nesta terça-feira (16), seguindo até sexta 19, sempre a partir das 10h, a votação em primeiro turno para as eleições da Fundação dos Economiários Federais (Funcef).  Disputam candidatos aos cargos para diretor de Administração e Controladoria, conselheiro deliberativo e seu suplente e conselheiro fiscal e seu suplente. Até sexta-feira, 19 de abril, às 18h, podem votar participantes ativos e assistidos, desde que inscritos nos planos de benefícios da Funcef até a data de 31 de janeiro de 2024. Caso haja necessidade, o segundo turno acontece entre os dias 27 e 30 de abril. 

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) apoia e indica o voto nos candidatos que integram o “Movimento em Defesa da Funcef”. A recomendação é para que os participantes ativos e assistidos votem em Leonardo Quadros – 12 (Diretoria de Administração e Controladoria), Maria de Jesus Demétrio Gaia – 31 – titular e Amanda Fakih Leite Scheller – suplente (Conselho Deliberativo) e Wagner Ferreira – 21 – titular e Mizaki Toshio Mitiue – suplente. 

Como votar

O sistema de votação será pelo autoatendimento, acessível por meio do site ou aplicativo da Funcef. Os resultados serão divulgados depois de cada turno. Os eleitos assumem seus cargos em 31 de maio de 2024 para mandatos de quatro anos. 

Candidatos apoiados pela Fenae 

Leonardo Quadros, cujo número é 12, concorre à Diretoria de Administração e Controladoria. Ele é diretor de Saúde e Previdência da Funcef e presidente da Apcef/SP, trazendo no currículo uma vasta experiência dentro da Caixa, banco público no qual exerceu funções como caixa, assistente, gerente de atendimento e gerente de carteira. Atuou como delegado sindical e cipeiro, foi diretor-executivo da Fetec/SP e da Apcef/SP, além de representante dos empregados no GT Promoção por Mérito, GT Saúde Caixa e na mesa de negociação. 

Outra recomendação é pelo voto no 31, para o Conselho Deliberativo. Nesse colegiado, os candidatos indicados são Maria de Jesus Demétrio Gaia (titular) e Amanda Fakih Leite Scheller (suplente). O voto no 21 é para o Conselho Fiscal, com apoio aos candidatos Wagner Ferreira (titular) e Mizaki Toshio Mitiue (suplente). 

Propostas do “Movimento em Defesa da Funcef”  

- Defender a incorporação do REB pelo Novo Plano que preserve direitos. 
- Atuar no aprimoramento da Tecnologia de Informação da Funcef, acelerando as mudanças necessárias para o atendimento das demandas da Fundação. 
- Construir uma proposta para enfrentar o superendividamento de parcela dos participantes.
- Defender a revisão do regulamento do REG/Replan Não-Saldado, alterado de forma irregular entre 2020 e 2022, com reflexos prejudiciais a seus participantes. 
- Buscar o aprimoramento contínuo da gestão de riscos, acompanhando os trabalhos do Comitê de Riscos e do Comitê de Auditoria. 
- Defender mecanismos de recomposição do poder de compra e direitos como o FAB, FRB e a manutenção das atuais regras de pensão e benefícios de risco. 
- Atuar para a implementação de Perfil de Apetite a Risco para o REB/Novo Plano durante a fase de contribuição, possibilitando a seus participantes a decisão de alocar seus recursos conforme os parâmetros definidos.
- Avaliar as políticas de gestão de pessoas, priorizando a revisão de processos, treinamento e capacitação e revisitando o plano de cargos e salários da Funcef, buscando propiciar o aumento da eficiência, o desenvolvimento e a retenção de profissionais. 
- Contínua prestação de contas aos participantes, por divulgação direta e por meio de ações realizadas em conjunto com as entidades representativas. 
- Realizar o levantamento dos valores desembolsados pela Funcef em cumprimento de ações judiciais originadas pela relação de trabalho entre o participante e a Caixa (contencioso), viabilizando que a patrocinadora seja responsabilizada. 
- Garantir o fiel cumprimento da legislação em vigor, normas da Previc e resoluções do CNPC, de forma a assegurar a integridade operacional da Funcef. 
- Realizar contínuo benchmark com entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs) comparáveis à Funcef, buscando o aprimoramento da Fundação.
- Buscar proposta para solução das ações de recomposição dos benefícios das mulheres pré-78.

Lembrete

Acesse o sistema de votação pelo autoatendimento, disponível por meio do site ou aplicativo da Funcef, selecione Leonardo Quadros – 12 (Diretoria de Administração e Controladoria), Maria de Jesus Demétrio Gaia/titular e Amanda Fakih Leite Scheller/suplente – 31 (Conselho Deliberativo) e Wagner Ferreira/titular e Mizaki Toshio Mitiue/suplente – 21 (Conselho Fiscal) e confirme seu voto em defesa dos empregados e participantes da Funcef, de modo a assegurar uma gestão transparente e comprometida com os interesses de todos os ativos, aposentados e assistidos.