Há um dado preocupante sobre a saúde mental no Brasil: segundo pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), em 2021 o Brasil liderava uma lista de 11 países com mais casos de ansiedade (63%) e depressão (59%), seguido da Irlanda e dos Estados Unidos. Entre outros fatores, foi essa situação que levou a psicóloga clínica Mari Luz a desenvolver o curso Cultura do Cuidado – como usar a saúde mental para evitar estresse e burnout.

E é esse curso, dividido em cinco módulos, que está disponível na Rede do Conhecimento, a plataforma de educação à distância da Fenae e das Apcefs.  Como explica a professora na introdução desses módulos, o curso se se propõe a ensinar a reduzir as pressões da vida com a prática de autocuidado para ser mais saudável, pleno e feliz. Para isso, segundo ela, é preciso estar atento(a) aos três “As”: Autocuidado, autoconhecimento e autocompaixão.

Para usufruir desse e de outras centenas de cursos disponíveis, basta acessar www.fenae.org.br/rededoconhecimento, usar sua senha do Login Fenae (antigo Mundo Caixa). Os cursos estão disponíveis com certificado para associados a uma das 27 Apcefs e seus dependentes. O referido curso está na categoria Bem Estar, Saúde e Beleza, mas há muitos cursos em várias áreas de interesse na plataforma. Então, acalme seu coração e viva mais e melhor com as dicas da especialista em mais esse curso feito para você.