Os representantes dos usuários do Saúde Caixa avaliaram positivamente os avanços na constituição dos comitês de credenciamento e descredenciamento de profissionais de saúde, clínicas e hospitais na rede de atendimento do plano, conforme cronograma apresentado pelo banco. Entretanto, em reunião ordinária por videoconferência, realizada na quarta-feira de 25 de junho, os conselheiros eleitos protestaram contra a demora na criação de uma área específica junto às Gerências e Representações Regionais de Pessoas (Gipes/Repes) para tratar das questões relativas aos beneficiários, o que deixa incompleta essa conquista dos trabalhadores, firmada no acordo específico do plano de saúde.
“Nossa luta é por instalar área específica em cada Gipes ou região, com participação democrática dos trabalhadores. É fundamental integrar o atendimento do Saúde Caixa às Gerências de Pessoas”, reforça Chico Pugliesi, coordenador da bancada dos conselheiros eleitos no colegiado. Ele critica o fato de, até o momento, a Caixa não ter cumprido o estabelecido em aditivo do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) no que se refere à instalação de uma área específica nas diversas regiões do país, para assim dar a devida atenção às demandas dos usuários.
Ficou definido que serão constituídos 14 comitês regionais de 12 membros, seis indicados pelas entidades representativas e os outros seis pelo banco, com a condição de que haja empregados da rede local para os indicados pela empresa. A periodicidade das reuniões será trimestral. Se houver necessidade de encontros extraordinários, a convocação deve ocorrer com pelo menos 15 dias de antecedência.
Para a bancada eleita do Conselho de Usuários, a ampliação dos comitês (antes havia a tendência de serem criados apenas oito), a inclusão de trabalhadores das redes locais e o aumento do número de reuniões representam avanços importantes, notadamente por contribuírem com a análise de questões específicas de cada situação local. A avaliação é de que esses itens proporcionam maior proximidade do Saúde Caixa com os usuários e a rede credenciada. Essa, aliás, é uma das reivindicações históricas da representação dos empregados.
Outra cobrança importante da representação dos empregados se refere à formação adequada para os que forem assumir a gestão dos comitês de credenciamento. A proposta prevê que os participantes dessas instâncias, tanto os indicados pelas entidades representativas quanto os da cota do banco, passem por um treinamento prévio qualificado sobre questões relacionadas à legislação de planos de saúde e outras que levem a esmiuçar os detalhes do Saúde Caixa.
Os conselheiros eleitos defendem ainda que a implementação dos minicursos seja agilizada, de modo a que possam ajudar a melhorar o fluxo com a rede credenciada, acelerando assim a solução de problemas dos usuários e operacionais do plano com as clínicas, hospitais e profissionais que atendem pelo Saúde Caixa, que é uma das principais conquistas dos empregados do banco.
Números primários
Na reunião por videoconferência, os conselheiros eleitos voltaram a cobrar do banco o fornecimento dos dados primários do plano de saúde, cujo acesso às informações é tido como fundamental para os usuários adquirirem consciência mais abalizada de como os recursos do Saúde Caixa estão sendo investidos.
“Sempre reivindicamos transparência de gestão. O não-acesso aos números inviabiliza a que os representantes dos empregados realizem análises prospectivas mais robustas do plano. Isso é um absurdo. Afinal, o Saúde Caixa pertence aos empregados do banco e boa parte de seu financiamento vem de nossas contribuições”, justifica Chico Pugliesi.
Para o conselheiro eleito, a gestão da Caixa precisa respeitar os empregados e cumprir o compromisso assumido em acordo coletivo. E conclui: “O acesso aos dados possibilita, por parte dos usuários, um controle direto e adequado de toda a situação técnica, administrativa, contábil e financeira do plano”. Todas essas questões, segundo o coordenador da bancada eleita, têm a ver com a saúde do trabalhador.
Os representantes dos empregados no Conselho de Usuários reiteram a necessidade do acesso aos dados, pois isto é imprescindível para subsidiar as negociações sobre o plano de saúde. O entendimento é o de que os resultados dependem das informações que são fornecidas pelo banco.
ANS
A situação do Saúde Caixa com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi debatida também na reunião do Conselho de Usuários. O plano dos empregados da Caixa é um dos únicos do país operado na modalidade de autogestão por RH, mas, apesar disso, tem sido objeto de um número cada vez maior de reclamações, o que tem elevado seus custos operacionais em prejuízo dos próprios beneficiários.
O ingresso da Caixa no topo do ranking de reclamações do ANS, durante alguns meses, é motivo de muita preocupação. Nesse sentido, segundo os conselheiros eleitos, é preciso ter claro que a multa aplicada contra o plano cai diretamente no bolso de todos os usuários, indistintamente, e não só do banco. Além do mais, devido à restrição causada pelo número excessivo de reclamações, muitos dependentes de usuários deixam de ser incluídos no Saúde Caixa.
No âmbito da própria Caixa, existem canais exclusivos de reclamações ou questionamentos sobre o programa de assistência à saúde dos empregados da ativa e aposentados, como é o caso do Reclame Saúde Caixa. As solicitações para solucionar eventuais demandas podem ainda ser encaminhadas para a Central de Atendimento, que, muitas vezes, opera como uma espécie de segunda instância.
Para contatar a Central Caixa Atendimento, o telefone é (61) 99186-5878. Há a opção ainda do clique aqui para acessar o passo a passo do Reclame Caixa Saúde.
Na busca por melhorar o atendimento, há a orientação para que os usuários passem a acionar os canais criados internamente, sobretudo os do Saúde Caixa, pois essa iniciativa potencializa a regularização de uma estrutura mais adequada na Central de Atendimento, com o número de reclamações tendendo a diminuir. Em último caso, quando todos os outros procedimentos forem esgotados, a ANS poderá ser acionada.
Reajuste zero e derrubada do teto
Na reunião, os conselheiros eleitos reforçaram a cobrança pelo fim do teto de custeio, estabelecido atualmente em 6,5% da folha de pagamento, assim como a extensão do direito de manutenção do plano após aposentadoria aos empregados contratados depois de 2018. Foi criticado ainda o fato de a direção do banco não fazer qualquer esforço para derrubar esse entulho autoritário, que torna o plano inviável para a maior parte dos trabalhadores e impede a Caixa de arcar com os 70% dos custos, como definido no ACT.
A representação dos empregados defendeu também os princípios que norteiam a campanha nacional de mobilização em defesa do Saúde Caixa. No último dia 17 de junho, diversas entidades representativas dos bancários promoveram um Dia Nacional de Luta, quando reivindicaram reajuste zero nas mensalidades e melhorais no plano.
Chico Pugliesi explica que a mobilização é por reajuste zero, é contra o teto, por melhor gestão, pela sustentabilidade do plano e pela preservação das diretrizes que o tornaram viável para todos os usuários: solidariedade, mutualismo e pacto intergeracional. Com isso, de acordo com o coordenador da bancada dos trabalhadores no Conselho de Usuários, é preciso deixar claro que os empregados da Caixa merecem respeito.
Informes adicionais
Outras questões tratadas na reunião dizem respeito à eleição dos novos integrantes do Conselho de Usuários e à ação de atualização cadastral de beneficiários.
Em breve, segundo informações repassadas pela própria Caixa, será deflagrado o processo para definição de data, regulamento e outros pontos relativos à escolha dos representantes do colegiado.
No caso da atualização cadastral dos beneficiários, o propósito é revisar, corrigir e completar as informações disponíveis. Esse novo processo será feito em duas etapas. A primeira abrange os titulares com baixa taxa de resposta, em torno de 400 pessoas, enquanto a outra visa pensionistas com mais de dois anos de cadastro, atingindo um contingente de 5.500 pessoas.
Haverá uma campanha para conscientizar usuários sobre a importância da atualização cadastral.
Saúde
Conselho de Usuários reforça mobilização nacional em defesa do Saúde Caixa
27/06/2025 15:29Tema foi levantado pelos conselheiros eleitos, durante reunião ordinária no último dia 25 de junho, por videoconferência, e tem relação direta com a luta dos empregados por reajuste zero nas mensalidades e por melhorias no plano
