A Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) e as Apcefs (Associações do Pessoal da Caixa) realizam, no próximo dia 14 de agosto, a Conferência Livre de Mulheres “Fenae com Elas”, em consonância à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, promovida pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), que ocorrerá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília (DF).

A iniciativa reforça o compromisso institucional da Fenae com a promoção da igualdade de gênero, a justiça social e o enfrentamento à violência contra a mulher, com base na agenda do governo federal e as diretrizes do Ministério das Mulheres.

Para a diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, a conferência será mais um marco da atuação da Federação em defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero. “Nosso desafio é romper com o ciclo de invisibilidade das mulheres, especialmente no mundo do trabalho e nas instituições. O espaço que estamos construindo com esta conferência é fundamental para elaborar propostas concretas e contribuir para a consolidação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas”, destacou.

“A participação das dirigentes da Fenae e das Apcefs na Conferência Livre de Mulheres ‘Fenae com Elas’ é fundamental para fortalecermos a construção coletiva de políticas públicas voltadas para as mulheres. Esse espaço de diálogo e escuta é também uma oportunidade de reafirmarmos o compromisso do nosso movimento com a equidade de gênero e com uma atuação que reflita as demandas reais das nossas bases em todo o país”, completou a diretora de Impacto Social e presidenta da Apcef/MA, Giselle de Menezes. 

A conferência também representa um desdobramento do compromisso assumido pela Fenae em novembro de 2024, quando aderiu à articulação nacional Feminicídio Zero, do Ministério das Mulheres, com a assinatura de uma carta-compromisso. 

“Este é um momento estratégico para fortalecermos a voz das mulheres e para reafirmarmos o papel das entidades representativas no enfrentamento a todos os tipos de violência que ainda marcam a realidade das brasileiras. A Fenae, ao lado das Apcefs, está comprometida com esse processo e com a construção de um futuro mais justo para todas”, afirmou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.