Nesta terça-feira, 22 de outubro, a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Pará (Apcef/PA) celebra o seu 72º aniversário de conquistas e lutas em defesa dos direitos dos empregados do banco público no estado. Entretanto, a data em que se cantam os parabéns pelas sete décadas e dois anos da associação paraense ganhou comemoração antecipada no último dia 20 (domingo), na CaixaParah, em Belém (capital), juntamente com a programação do Dia das Crianças.

A festa pelos 72 anos da Apcef/PA foi um dia cheio de alegria e atividades para os mais diversos públicos, entre associados, colaboradores e visitantes. Na programação animação infantil, para garantir muita diversão à criançada, com brincadeiras e algumas surpresas. As crianças contaram ainda com brinquedos infláveis, barraca de guloseimas, recreação esportiva com escalada e tirolesa, pintura facial e muito mais.

Paralelamente à comemoração dos 72 anos da Apcef/PA e do Dia das Crianças, houve também a inauguração do “Funil Maluco”, o mais novo brinquedo do parque aquático da CaixaParah. 

A atração principal foi a Suanny Batidão, cujo show ao vivo trouxe muita energia e música agitando a festa. Ao final, como já virou tradição, o aniversário da associação paraense foi encerrado com os parabéns ao Clube/CaixaParah, seguido da distribuição de bolos para todos os associados e colaboradores.

“Nossa associação tem como bandeiras de luta atuar ativamente na defesa da Caixa !00% pública e da Funcef eficiente e superavitária, na defesa dos direitos dos empregados e por melhores condições de trabalho, além do compromisso de reunir os trabalhadores do banco público, ativos e aposentados, assim como os associados cooperados”, afirma Alberto Henrique Rodrigues Araújo, presidente da Apcef/PA. 

Segundo ele, o CaixaParah é o melhor clube social para os associados paraenses, por servir de palco para a prática de esportes, lazer e cultura, além de espaço para ações de assistência social das comunidades carentes do entorno do Clube, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania. 

Alberto Rodrigues diz também que a atual diretoria da associação paraense renova seu compromisso por uma gestão ativa, transparente e atuante na realização de sua missão, alinhada às diretrizes da Fenae.

Como surgiu a Apcef/PA

A associação paraense foi fundada em 22 de outubro de 1952 com o nome de Caixa Beneficente dos Economiários do Pará. A finalidade, na época, era de proporcionar auxílio financeiro aos seus associados, por meio de empréstimos e para assegurar assistência médica, odontológica, jurídica, hospitalar e farmacêutica, bem como, em caso de morte, custear os funerais do associado. 

A sede campestre foi inaugurada em 22 de dezembro de 1978, recebendo o nome de CaixaParah. Após a fundação da Caixa Beneficente dos Economiários do Pará, seu nome foi mudado para Associação dos Servidores da Caixa Econômica Federal do Pará. 

Em fevereiro de 1963, houve a troca novamente de nome, passando a chamar-se Associação dos Economiários do Pará (AEPA), para, finalmente, em janeiro de 1996, adotar a denominação de Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Pará, atual sigla Apcef/PA.