Domingo (13) a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal da Paraíba (Apcef/PB) completa 68 anos de um movimento atuante para promover o bem-estar dos empregados e de luta em defesa dos direitos da categoria bancária. A mobilização para manter o banco 100% público, social e fortalecido é outra prioridade, além de permanente. 

Não haverá uma programação específica neste domingo, dia 13, porque a associação paraibana tem a ideia de comemorar a data em outro momento. Existe o propósito de que a celebração das seis décadas e oito anos da Apcef/PB ocorra junto com os 54 anos da Fenae na Paraíba, por ocasião de um evento unificado a ser ainda agendado. 

Assim, em data oportuna, ambas as instituições vão preparar uma festa especial para os seus associados, para celebrar as histórias de sucesso e as conquistas alcançadas ao longo dos anos. Por exemplo: a Apcef/PB foi fundada em 13 de julho de 1957, enquanto a Fenae surgiu em 29 de maio de 1971. 

Histórico

A Apcef/PB foi fundada em 13 de julho de 1957, sob a denominação de Associação dos Servidores da Caixa Econômica Federal (Ascefep). O começo é resultado da determinação e do desprendimento de um grupo de empregados da Caixa, reunidos em uma manhã de julho, na sala de sessões da então agência Gama e Melo, em João Pessoa, capital da Paraíba. Na ocasião, depois de escolhida uma diretoria provisória, uma comissão recebeu a incumbência de elaborar as normas que iriam reger a entidade. 

Seis décadas e oito anos depois, com mais e melhores benefícios para associados da ativa e aposentados, além de dependentes, a história da associação paraibana está baseada em direitos e democracia, pois ambos não se separam e são construídos pela luta coletiva dos bancários da Caixa na Paraíba.

Nos espaços coletivos da Apcef/PB, o associado tem uma estrutura completa de lazer, esporte, hospedagem, ambientes de festa e muito mais. Há piscina, playground, restaurante, churrasqueira, centro de eventos, clube de sinuca, espaço kids, sauna, campo de futebol, quadra poliesportiva, vôlei de praia, quadra de tênis, sistema de energia fotovoltaica. Os locais de encontro para o pessoal da Caixa, sobretudo associados da ativa, aposentados, dependentes e seus familiares, estão em João Pessoa, Campina Grande e Patos.

Ao longo de 68 anos de história, a associação paraibana foi se renovando para cumprir o objetivo pelo qual foi criada, que é estar ao lado dos associados, mobilizando-se por direitos, pela Caixa pública/social, e proporcionando lazer, esporte e cultura. Por fazerem parte da Apcef/PB, os associados estão de parabéns.