No Ceará, sempre na luta pelo movimento associativo e em defesa dos direitos dos empregados, articulada com esforço coletivo por valores democráticos na Caixa Econômica Federal e no Brasil, a data de 1º de Maio é momento histórico de muita mobilização, seguida de pitadas de animação. O ritmo é de dupla comemoração festiva e marca a passagem em um único evento do aniversário de 76 anos da Associação do Pessoal da Caixa do Ceará (Apcef/CE) e do Dia do Trabalhador. 

Para celebrar a data em dose dobrada, vai ter mais uma edição da Feijoada da Apcef/CE, no Clube da Caixa – em Fortaleza, a partir das 12h, com o grupo Essas Mulheres, destaque no cenário musical da capital cearense com seu samba raiz cheio de talento e carisma. Esse evento é exclusivo para associados e seus familiares.  

Na festa pelos 76 anos da Apcef/CE e pelo Dia do Trabalhador, com mistura de feijoada e samba, convidado extra desembolsa R$ 30,00, enquanto crianças de até 10 anos não pagam. As bebidas serão vendidas no restaurante do clube. Neste dia, uma quinta-feira de 1º de Maio – considerado feriado nacional, todos os equipamentos de lazer, assim como o restaurante/bar do clube da associação cearense, funcionam normalmente.

Destaca-se ainda a participação da Apcef/CE no movimento associativo nacional protagonizado por bancários da única instituição financeira 100% pública do país. A data de celebração dos 76 anos da associação cearense, do mesmo modo que se comemora o Dia do Trabalhador, é histórica e serve como um momento de reflexão e luta. Sem dúvida, a data comemorativa é muito especial para exaltar a mobilização dos trabalhadores, notadamente dos empregados da Caixa no Ceará e de suas entidades representativas.

Histórias e lutas da Apcef/CE

A data de 1º de Maio é importante para a classe trabalhadora, assim como para a própria Apcef/CE. Fundada em 1º de maio de 1949, a associação cearense tem contribuído para o fortalecimento do movimento associativo dos empregados da Caixa, atuando na defesa da categoria e do banco público com caráter social.

Foi criada com o objetivo de congregar os empregados do banco público nas áreas social, esportiva, cultural e de entretenimento/lazer. Entretanto, a partir de 1990, a Apcef/CE passou a ter como característica primordial a defesa dos bancários da Caixa, articulada com a luta pela manutenção do banco como um agente público de desenvolvimento, fazendo o enfrentamento com governos retrógrados e de direita, por alimentarem o propósito da privatização da instituição financeira pública e da demissão sumária de seus trabalhadores. 

Situada no bairro Messejana, em Fortaleza, a sede social da associação cearense dispõe de estrutura para prática esportiva e realização de eventos das mais diferentes especificações. O Clube da Caixa da Apcef/CE possui salão principal (aberto), salão climatizado, área de churrasqueira, pesque e pague, piscinas, dentre outros espaços.

Como se não bastasse toda essa atuação, a Apcef/CE é parceira da Fenae na execução de projetos nas áreas esportiva, cultural e social. Enfim, é uma associação que reúne parte da história dos empregados da Caixa no Ceará, embora no dia a dia também atue na defesa dos direitos da categoria.