Transcorria o governo Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961) quando a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Santa Catarina (Apcef/SC) foi fundada em 2 de maio de 1960, no mesmo ano da inauguração de Brasília, com sua história confundindo-se com parte da história do Brasil. Tendo esse contexto histórico como referência, a associação catarinense completa nesta sexta-feira (2) aniversário de 65 anos, seguindo renovada a cada parabéns e com energia e disposição na missão de atender ao associado e sua família.

Em grande estilo, e por meio de um evento triplo, a comemoração da data está confirmada para sábado (3), na sede social balneária de Jurerê, em Florianópolis (SC). Haverá o ato de posse da diretoria eleita para a gestão de 2025 a 2029 – às 19h, cujo processo eleitoral reconduziu Marcelo Sandin Boeing para a presidência da entidade, seguida de duas celebrações de aniversários importantes e representativos: o de 65 anos da Apcef/SC e o de 54 anos da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), a partir das 20h.  

Sessenta e cinco anos depois, a Apcef/SC mantém no seu portfólio de atividades a promoção do bem-estar, o trabalho pelos direitos dos empregados e a dedicação na defesa do banco 100% público. Desde 1960, ano em que foi criada, a associação catarinense atua para integrar seus associados com eventos socioculturais, esportivos e de lazer, assim como desenvolve ações na defesa dos interesses dos trabalhadores da Caixa.

O cotidiano da Apcef/SC mira o fortalecimento da relação da entidade com os seus associados, ao promover ações de lazer, cultura, educação, saúde e bem-estar, inclusão/responsabilidade social e de defesa dos empregados e da própria Caixa. Além da sede praiana em Jurerê, em Florianópolis, a associação catarinense conta com sedes regionais situadas em Araranguá, Blumenau, Braço do Norte, Campos Novos, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Itaboriú, Jaraguá do Sul, Lages e Tubarão. Na capital, a sede social de Jurerê possui completa estrutura de lazer e esporte.

É na associação catarinense que os empregados, associados ou não, encontram apoio para suas demandas e oportunidades de integração com os colegas. O aniversário de seis décadas e cinco anos simboliza a identificação do associado com a associação. Com o apoio da Fenae, são realizados eventos que proporcionam o reencontro dos amigos e o debate de assuntos de interesse dos associados. É assim porque a Apcef/SC é um local de conversas, de encontros, de representação de direitos.

“Os empregados da Caixa em Santa Catarina estão de parabéns nesta data histórica – dia 2 de maio, porque construíram e ainda constroem uma entidade combativa e integrada à luta por melhores condições de vida, saúde e lazer para os bancários catarinenses”, comemora Sergio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).