A noite desta quarta-feira (30) foi marcada por abraços apertados e torcidas animadas. A Apcef/DF deu início aos Jogos Regionais do Centro-Oeste e Norte 2025 com uma cerimônia de abertura que reuniu atletas e dirigentes das Apcefs das duas regiões em disputa.

Pela primeira vez, os jogos estão sendo realizados de forma unificada entre Centro-Oeste e Norte, e a energia de integração tomou conta do espaço. A mascote dos jogos, uma onça-pintada simpática e cheia de gingado, ajudou a aquecer os participantes logo na chegada, entre passos de dança e muitos cliques para as redes sociais da Fenae e Apcefs participantes. Aproveita para seguir a gente por lá e acompanhar tudo! @fenaefederacao 

diretoria e mascote interna.jpeg

Herculano Bala, presidente da Apcef/DF e do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae, deu as boas-vindas aos participantes com entusiasmo: “Sintam-se em casa. Vamos realizar os melhores Jogos Regionais da Fenae”, vibrou.

Já Érika Paiva, presidente da Apcef/AP, falou sobre o esforço coletivo para tornar o evento possível. “É uma felicidade chegar nesse momento. Foram muitas reuniões e planejamentos. Quero agradecer à Fenae pelo cuidado com os empregados, porque esporte é saúde, é união. Vamos fazer uma festa linda”, disse.

Jair Pedro Ferreira, diretor de Benefícios da Funcef eleito pelos participantes, reforçou a relação entre bem-estar e longevidade com o esporte. “É uma alegria enorme estar aqui com vocês. Na Funcef temos mais de 30 pessoas com 100 anos recebendo benefício. E o esporte é fundamental para essa longevidade e para o bem-estar das pessoas. Parabéns à Fenae, às Apcefs e aos atletas”, destacou o diretor.

Por fim, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, empolgou os participantes. “É muito gratificante ver tanta disposição e alegria. É isso que queremos durante todos os dias dos Jogos. Quero aqui parabenizar todos os presidentes das Apcefs que estão presentes, todas as delegações, porque estamos realizando os primeiros Jogos unificados das regiões Norte e Centro-Oeste. Temos certeza de que, além da disputa, serão momentos de união e confraternização”, afirmou.

Representando suas regiões com orgulho, passaram pela cerimônia os atletas da Apcef/AC, Apcef/AP, Apcef/AM, Apcef/GO, Apcef/MT, Apcef/MS, Apcef/PA, Apcef/RO, Apcef/RR e Apcef/TO. Um dos momentos mais simbólicos da cerimônia foi o acendimento da pira olímpica, conduzido por Sílvio Sérgio Ferreira Gonçalves, da Apcef/GO. O atleta agitou o público ao representar o espírito esportivo, a superação e a união que marcam cada edição dos Jogos.

atleta acende tocha interna.jpeg

Após a solenidade, a festa continuou no Bar do Bosque, com comidinhas, bebidas e muita música para animar os atletas porque, em Brasília, o jogo só começa depois da celebração!

As disputas esportivas têm início nesta quinta-feira, 1º de maio, com modalidades como atletismo, natação, futsal, vôlei de praia, truco, tênis, sinuca, xadrez, damas, canastra, entre outras. As partidas serão realizadas na própria Apcef/DF, no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CACAF – CBM/DF) e, a corrida rústica, no Parque da Cidade.

Até domingo, a capital será palco de jogos emocionantes, amizades renovadas e muita vibração positiva. Que vença o espírito esportivo e todos aqueles que seguem se superando dentro e fora das quadras.

Defesa dos direitos também entra em campo

Durante sua fala na cerimônia de abertura, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, lembrou que a semana em Brasília foi marcada por mobilizações em defesa dos trabalhadores, como na Marcha da Classe Trabalhadora. Ele também relatou que, nesta quarta-feira (30), a Fenae participou de uma reunião com a direção da Caixa para tratar da tentativa de demissão em massa das telefonistas. “Nos reunimos com a vice-presidente de Logística e com a consultora estratégica da Presidência da Caixa para reivindicar a suspensão dessas demissões. A gente não pode admitir que uma empresa com caráter social promova demissões em massa, muito menos sem nenhuma discussão. Não é esta empresa que queremos”, afirmou.