Agora em abril, o Brasil celebra dois feriados nacionais importantes: a Paixão de Cristo, com a Sexta-Feira Santa e a Páscoa – dia 18, que varia conforme o calendário religioso, e a data em homenagem ao movimento da Inconfidência Mineira, em 21 deste mês (segunda-feira da próxima semana). O feriado de Tiradentes, que em 2025 coincide com o aniversário de 65 anos de Brasília, fundada em 21 de abril de 1960, simboliza a luta pela Independência e pelos valores republicanos no país.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), como os dias 18 (sexta-feira da Paixão) e 21 de abril (Dia de Tiradentes) são considerados feriados nacionais, não haverá atendimento presencial nas agências bancárias nesse período. Devido a isso, o atendimento será retomado na terça-feira, 22 de abril. 

No caso da Caixa Econômica Federal, o fechamento das agências em feriados nacionais não prejudica o saque do abono salarial PIS ou do Bolsa Família, além dos benefícios do INSS, que podem ser feitos pelos caixas eletrônicos e postos de serviço. 

As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos das instituições financeiras (internet e mobile banking). Clientes de bancos podem também utilizar o Pix para o pagamento de contas. Tipos de transferência bancária, a exemplo de TED e DOC, só funcionam em dias úteis. 

A Febraban informa ainda que as contas de água, energia, telefone etc., além de carnês com vencimento nos dias 18 e 21, poderão ser pagas, sem acréscimo, no próximo dia útil ao feriado, ou seja, 18 (Paixão de Cristo) e 21 (Dia de Tiradentes e aniversário de Brasília, no caso do Distrito Federal).

Em relação aos boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, o pagamento poderá ser antecipado, via Débito Direto Autorizado (DDA). Para os títulos com código de barras, a recomendação é de que sejam pagos nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

O atendimento ao público acontece normalmente em todas as agências bancárias no primeiro dia útil após os dois feriados nacionais.