Nos dias 21 e 22 de agosto, durante o 40º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), os delegados receberão a cartilha da campanha A Meta em Seu Benefício, desenvolvida pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Autogestão (Anapar). A publicação será um material importante para o debate sobre a Funcef.

A cartilha traz perguntas e respostas que ajudam a compreender como a meta atuarial afeta diretamente os planos da Fundação, os valores dos benefícios e até mesmo as contribuições extraordinárias pagas atualmente pelos participantes do Reg/Replan Saldado. De forma simples e direta, o material explica desde os conceitos básicos até os efeitos práticos das mudanças promovidas pela Funcef e pela Caixa.

“Queremos que os empregados compreendam qual é, de fato, o impacto da meta atuarial. É com informação, mobilização e consciência coletiva vamos defender nossos direitos e fortalecer a Funcef”, destacou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

A publicação mostra, por exemplo, que a redução da meta em 2017 gerou um custo de R$ 6,5 bilhões para os participantes do REG/Replan Saldado. Além disso, a alteração causou uma redução de cerca de 10% nos benefícios concedidos entre 2018 e 2024 aos participantes do Novo Plano e REB. 

O material esclarece que a adequação da meta ao final de 2024 contribuiu para praticamente zerar o déficit não equacionado do REG/Replan Saldado, afastando o risco de novo equacionamento.

A cartilha também aborda a proposta de redução do equacionamento da Caixa e da Fundação, quando as entidades representativas apresentaram alternativas para aliviar os planos sem cortar direitos, como o aumento da meta, a antecipação de aportes pela Caixa e o reconhecimento do contencioso trabalhista.

“Conhecer o real impacto da meta atuarial é fundamental para restabelecer a verdade dos fatos e desconstruir narrativas que favorecem a patrocinadora em vez dos participantes. Os equacionamentos sucessivos poderiam ter sido evitados ou atenuados se a Caixa tivesse assumido suas responsabilidades no contencioso, se houvesse ampliado o prazo de cobrança e se a meta tivesse sido ajustada de forma correta", avaliou Leonardo Quadros, diretor de Saúde e Previdência da Fenae.

A campanha -  A Meta em Seu Benefício é uma campanha realizada pela Fenae, Contraf/CUT e Anapar para esclarecer o que é meta atuarial, sua importância para os resultados da Fundação e como ela impacta o valor dos benefícios dos participantes. Um canal que também contribui para sanar as dúvidas sobre o assunto. Para conhecer, acesse o site da campanha.