Aprender a aprender tornou-se um mantra para candidatos com história e trajetória de luta em defesa dos empregados e participantes da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), tornando-se referência em seu meio para assegurar uma gestão transparente e comprometida com os interesses de todos os ativos, aposentados e assistidos. É este o espírito do “Movimento em Defesa da Funcef”, cujos candidatos disputam os cargos para diretor de Administração e Controladoria, um conselheiro deliberativo e seu suplente e um conselheiro fiscal e seu suplente. 

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), assim como diversas outras entidades representativas dos empregados da Caixa, apoia e indica voto em Leonardo Quadros – número 12 (Diretoria de Administração e Controladoria), Maria de Jesus Demétrio Gaia – número 31 – titular, acompanhada por Amanda Fakih Leite Scheller como suplente (Conselho Deliberativo), enquanto os candidatos apoiados para o Conselho Fiscal são Wagner Ferreira – número 21, como titular, e Mizaki Toshio Mitiue, como suplente. Essas escolhas refletem a confiança da Fenae na competência desses candidatos para defenderem os interesses dos participantes da Funcef.

Na Fundação dos Economiários Federais, as eleições 2024 acontecem entre os dias 16 e 19 de abril com votação em primeiro turno, seguida pelo segundo turno, se houver necessidade, de 27 a 30 do mesmo mês. O sistema de votação será pelo autoatendimento, acessível por meio do site ou aplicativo da Funcef. Os resultados serão divulgados após cada turno. Os eleitos assumem seus cargos em 31 de maio de 2024 para mandatos de quatro anos. 

Nossos candidatos 

Para a Diretoria de Administração e Controladoria, vote 12 (Leonardo Quadrados). Ele é diretor de Saúde e Previdência da Fenae e presidente da Apcef/SP. Quadros traz consigo uma vasta experiência dentro da Caixa, exercendo funções como caixa, assistente, gerente de atendimento e gerente de carteira. Atuou como delegado sindical e cipeiro. Foi diretor-executivo da Fetec/SP e da Apcef/SP e representante dos empregados no GT Promoção por Mérito, no GT Saúde Caixa e na mesa de negociação.

Para o Conselho Deliberativo, vote 31 (Maria de Jesus Demétrio Gaia) – titular, acompanhada pela suplente Amanda Fakih Leite Scheller. O voto no 21, para o Conselho Fiscal, é Wagner Ferreira (titular) e Mizaki Toshio Mitiue (suplente). 

Conheça as propostas  

- Defender a incorporação do REB pelo Novo Plano que preserve direitos. 

- Atuar no aprimoramento da Tecnologia de Informação da Funcef, acelerando as mudanças necessárias para o atendimento das demandas da Fundação. 

- Construir uma proposta para enfrentar o superendividamento de parcela dos participantes.

- Defender a revisão do regulamento do REG/Replan Não-Saldado, alterado de forma irregular entre 2020 e 2022, com reflexos prejudiciais a seus participantes. 

- Buscar o aprimoramento contínuo da gestão de riscos, acompanhando os trabalhos do Comitê de Riscos e do Comitê de Auditoria. 

- Defender mecanismos de recomposição do poder de compra e direitos como o FAB, FRB e a manutenção das atuais regras de pensão e benefícios de risco. 

- Atuar para a implementação de Perfil de Apetite a Risco para o REB/Novo Plano durante a fase de contribuição, possibilitando a seus participantes a decisão de alocar seus recursos conforme os parâmetros definidos.

- Avaliar as políticas de gestão de pessoas, priorizando a revisão de processos, treinamento e capacitação e revisitando o plano de cargos e salários da Funcef, buscando propiciar o aumento da eficiência, o desenvolvimento e a retenção de profissionais. 

- Contínua prestação de contas aos participantes, por divulgação direta e por meio de ações realizadas em conjunto com as entidades representativas. 

- Realizar o levantamento dos valores desembolsados pela Funcef em cumprimento de ações judiciais originadas pela relação de trabalho entre o participante e a Caixa (contencioso), viabilizando que a patrocinadora seja responsabilizada. 

- Garantir o fiel cumprimento da legislação em vigor, normas da Previc e resoluções do CNPC, de forma a assegurar a integridade operacional da Funcef. 

- Realizar contínuo benchmark com entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs) comparáveis à Funcef, buscando o aprimoramento da Fundação.

- Buscar proposta para solução das ações de recomposição dos benefícios das mulheres pré-78.

Dica importante

Acompanhe o “Movimento em Defesa da Funcef” pelas redes sociais, conferindo o site, Facebook e Instagram.