Durante o 40º Conecef, que ocorre em 21 e 22 de agosto, será distribuída a revista “História Passada a Limpo”, editada pela Fenae em parceria com a Anapar e a Contraf‑CUT. A publicação relembra a luta dos empregados para buscar avanços na Funcef ao longo de uma década decisiva, e também recorda os momentos adversos enfrentados.

A publicação revisita com profundidade o período entre 2003 e 2014, caracterizado pela consolidação patrimonial da Funcef, reformas institucionais e ganhos reais nos benefícios dos participantes, a partir do saldamento do REG/Replan, da criação do Novo Plano e da governança paritária que marcou a nova fase da Fundação.

A revista também aborda os episódios difíceis, como os déficits de 2012 a 2014, num período de crise econômica no país e no mundo. A revista evidencia como a Fundação foi alvo de operações que, sob o pretexto de combate à corrupção, colocaram em risco decisões técnicas legítimas, e puseram em xeque direitos duramente conquistados.

A edição pretende ser um convite para revisitar a memória da Funcef com senso crítico, reconhecimento histórico e clareza sobre os desafios que ajudaram a definir sua trajetória.