O deputado federal Ricardo Silva (PSD/SP), relator do PL 8821/2017, pediu a retirada de pauta do projeto a fim de reforçar o diálogo com o governo federal. A votação estava marcada para esta quarta-feira (23), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

De acordo com o parlamentar, o objetivo é marcar um encontro com o governo, no Ministério da Fazenda, para que se chegue a um acordo. “Existe uma grande expectativa para aprovação desse projeto. O governo federal é contrário, por isso, vamos dialogar, e já pretendemos sair daqui com uma agenda já marcada no Ministério”, afirmou o relator.

Mobilização

A Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) continua atuando na articulação com parlamentares pela aprovação do Projeto de Lei 8821/2017. Nesta quarta-feira (23), representantes da Federação estiveram presentes na Comissão, pela defesa em aprovação do PL.

Além disso, na última terça-feira, 22 de agosto, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, e o diretor de Comunicação e Imprensa, Moacir Carneiro, se reuniram com o deputado Ricardo Silva, apresentando apoio favorável com sugestão de emenda ao texto.

“É um projeto de muito interesse para os participantes da Funcef. A possibilidade de deduzir as contribuições extraordinária em sua totalidade é uma questão de justiça. E estamos nos mobilizando fortemente pela aprovação do projeto”, afirmou Takemoto.

O texto tem o objetivo de deduzir integralmente as contribuições extraordinárias do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Atualmente há um limite de 12% determinado pela Lei 9.532/97.