O presidente da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), Sergio Takemoto, participou nesta quinta-feira (6), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, do Encontro Regional da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). 

O objetivo foi mostrar a importância dessas instituições na valorização dos trabalhadores e na sustentabilidade previdenciária. O pedido da audiência pública na Assembleia de Minas Gerais foi do deputado estadual Leleco Pimentel (PT). 

WhatsApp Image 2025-11-06 at 14.56.04.jpeg

“Precisamos conscientizar a sociedade e, principalmente, o governo e os empregadores, sobre a importância da previdência complementar fechada como um direito, não um privilégio. O que está em jogo é a qualidade de vida dos trabalhadores e a construção de uma aposentadoria digna. Infelizmente, vimos uma tentativa de criminalizar a gestão dos fundos de pensão, com o objetivo de enfraquecer a participação dos trabalhadores e abrir espaço ao sistema financeiro privado. Fortalecer os fundos é fortalecer a democracia e a justiça social”, defendeu Takemoto durante a audiência. 

Além da Fenae, representantes da Abrapp (Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social), Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão), ANABB (Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil), entre outras entidades, e o deputado federal Tadeu Veneri (PT/PR) também estiveram presentes no encontro.