A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal no Amazonas (Apcef/AM) esteve em clima de festa no último sábado (13), em Manaus/capital, quando comemorou os 54 anos da Fenae e celebrou seus 71 anos de fundação. Ambas as datas marcam décadas de atuação em defesa da Caixa 100% pública e pelos direitos dos empregados e aposentados do banco, com iniciativas voltadas ao bem-estar, cultura, esporte, atividade social e integração.

No evento, a Fenae foi representada por seu diretor da região Norte, Paulo Roberto da Costa – o Paulinho, que também é diretor de Eventos Sociais e Culturais da associação amazonense. O ato comemorativo dos dois aniversários reuniu ainda associados, familiares e convidados, além de representantes de entidades parceiras.

Denominada de “Apcef Disco”, tendo como referência um ambiente retrô ao som dos grandes sucessos dos anos 60/70/80/90, a festa temática amazonense contou com a participação da banda Firewall, cujo vocalista – Rodrigo Reynolds – é empregado da Caixa e associado da Apcef/AM.

O DJ Fernando Araújo proporcionou um show à parte. Diante da animação dos presentes, a “Apcef Disco” rolou das 20h às 2h de madrugada e foi baseada em muita dança, alegria e desenvoltura. O salão recebeu decoração especial, mas foram servidas ainda bebidas e coquetéis variados. 

Durante a comemoração em dose dupla, dirigentes destacaram a importância da Fenae na defesa dos direitos dos empregados e da Caixa como patrimônio público. Ao participar do ato de abertura, como representante da Federação, Paulinho fez uma saudação aos associados presentes, ao mesmo tempo que agradeceu à diretoria da Fenae e ao presidente Sergio Takemoto, numa deferência em especial, pelo apoio para o sucesso do evento festivo.

Em seu discurso, o diretor da região Norte da Fenae falou sobre o que foi feito durante o ano corrente pelas entidades associativas, e forneceu em seguida informações a respeito da mobilização em defesa da Caixa pública e social, Saúde Caixa (reivindicação por reajuste zero) e luta por aumento salarial dos bancários em 2025. As realizações da Fenae neste ano, com o apoio das Apcefs, também foram ressaltadas por Paulinho, a exemplo do Talentos, Jogos Regionais do Centro-Oeste e Norte, Jogos Fenae + e Corrida Fenae do Pessoal da Caixa pela associação amazonense.

“Parabéns à Fenae pelos seus 54 anos. Nossa Federação, resultado da organização e mobilização autônoma dos trabalhadores do maior banco público, tem o papel de articular todas as demandas das Apcefs e de todos os colegas Brasil afora. São cinco décadas e quatro anos de muita história e de muita luta, na defesa da Caixa pública e social, unindo forças coletivamente para defender direitos e melhores condições de trabalho”, declarou Paulo Roberto da Costa.