A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) realizou, na quinta-feira (8), uma live com os candidatos da chapa 2, “Movimento pela Saúde”, ao Conselho de Usuários do Saúde Caixa (CUSC). Além de apresentar os candidatos, o objetivo da live foi discutir as propostas da chapa, debater o papel do conselho e os desafios enfrentados pelo plano.

O debate foi intermediado pelo diretor de Saúde e Previdência da Federação, Leonardo Quadros. Ele ressaltou a importância estratégica do CUSC como instância de participação dos usuários na governança do plano. Embora tenha caráter consultivo, o conselho acompanha a gestão financeira, atuarial e assistencial do Saúde Caixa, propõe melhorias no custeio, nas coberturas e nos processos, além de atuar na defesa da qualidade e da sustentabilidade do plano. Segundo ele, é por meio do CUSC que os empregados exercem controle social do plano. 

O diretor demonstrou confiança nos candidatos que compõem a chapa. “Nós temos a certeza de que se todo mundo conhecer os participantes que compõem a nossa chapa e as propostas que eles defendem, todos terão a mesma confiança que eu tenho em eleger essa chapa para nos representar nesta instância tão importante”, disse.

Um dos principais eixos do debate foi a sustentabilidade do Saúde Caixa. As candidatas Fabiana Medeiros e Aline Cardoso reforçaram a defesa do modelo de custeio 70%/30% e apontaram o teto de 6,5% da folha de pagamento, imposto no estatuto da Caixa, como um dos principais fatores de pressão financeira sobre o plano. Elas destacaram que retirada desse limite é fundamental para garantir a perenidade do Saúde Caixa. Também reafirmaram a importância de garantir a participação da Caixa no custeio do plano na aposentadoria dos empregados admitidos após setembro de 2018.

Outro tema central foi a qualidade do atendimento. Rafael da Cunha destacou problemas relacionados à rede credenciada, à demora nas autorizações e ao acesso em diversas regiões do país, especialmente no interior.  

Fábio Mancuzo reforçou a importância da realização de pesquisas anuais de satisfação e defendeu que o Conselho de Usuários atue para garantir que as melhorias apontadas pelos usuários sejam efetivamente implementadas.
Os candidatos da chapa 2 defenderam medidas como o fortalecimento dos comitês regionais de credenciamento e descredenciamento, o retorno efetivo da atuação das GIPES. Outro ponto levantado pela chapa foi a ampliação e o compartilhamento de redes como a da Cassi, plano de saúde dos empregados do Banco do Basil.

A transparência também teve destaque no debate. Érico César Gomes Jesus defendeu a apresentação regular dos relatórios financeiros, gerenciais e atuariais do plano, conforme previsto no acordo coletivo, com análise técnica e divulgação clara aos usuários. André Tosta complementou afirmando que a modernização dos processos, com a adoção de ferramentas digitais, pode ampliar o controle, a agilidade e a transparência no atendimento aos beneficiários.

Ao tratar dos princípios que estruturam o Saúde Caixa, Maria Lúcia Cavalcante Dejavite (Malu) e Antônio Sancho de Carvalho Araújo Filho reafirmaram a defesa do mutualismo, da solidariedade e do pacto intergeracional, posicionando-se de forma contrária à cobrança por faixa etária. Segundo Malu, esse tipo de cobrança penaliza especialmente os aposentados e compromete a inclusão quando os usuários mais necessitam do plano. Sancho reforçou que são esses pilares que garantem a viabilidade do Saúde Caixa no longo prazo e a proteção das diferentes gerações de empregados.

A live também resgatou lutas históricas em defesa do plano, como a mobilização que resultou na derrubada da CGPAR 23, que previa mudanças profundas no custeio e na permanência dos aposentados. Para os participantes, a experiência acumulada e a atuação coletiva são fundamentais para enfrentar os desafios atuais e futuros do Saúde Caixa.

Como votar - A votação será realizada de 13 a 16 de janeiro, de forma totalmente online. Para votar, o usuário deve acessar o portal do Saúde Caixa pelo endereço www.eleicaosc.caixa.gov.br informar o CPF, utilizar a mesma senha do Login Caixa e, após a abertura do sistema de votação, é só selecionar a Chapa 2 – Movimento pela Saúde. O processo fica disponível das 8h do dia 13 de janeiro até as 18h do dia 16 de janeiro.

Perdeu a live? Clique aqui para assistir!