O contracheque de novembro terá uma novidade para os participantes do REG/Replan Saldado. Na folha deste mês, que será paga no dia 19, os participantes do plano vão receber uma devolução dos valores descontados sobre o 13º salário. O contracheque estará disponível para consulta amanhã, dia 14/11.

Para o diretor de Benefícios (Diben), Jair Pedro Ferreira, eleito pelos participantes, o resultado expressa o compromisso da diretoria com o equilíbrio dos planos e com a busca constante de alternativas que reduzam o peso das contribuições extraordinárias.

O ajuste é resultado direto da redução da alíquota das contribuições extraordinárias de 10,8% para 3,10% e vai alcançar 53.450 aposentados, pensionistas e empregados ativos do Reg/Replan Saldado.

“Esse é um grande esforço da diretoria de Benefícios para corrigir a folha de novembro, quando vamos devolver mais de R$ 10 milhões para os participantes do plano. É uma notícia a ser comemorada”, explicou o diretor.

A devolução decorre da implementação da proposta de redução do equacionamento aprovada em 2024. Em fevereiro, a alíquota aplicada foi a vigente à época, de 10,8%. Após a implementação de medidas adicionais defendidas pela Fenae, Contraf e Anapar, comoo ajuste da meta atuarial e a assinatura do ao acordo operacional sobre o contencioso, os estudos atuariais foram concluídos. A consolidação final da proposta, definida em março, reduziu a taxa efetiva sobre o 13º a 3,10%.

“A diferença entre as duas alíquotas gerou uma sobra financeira, que será integralmente devolvida aos participantes. Sabemos o quanto as contribuições extraordinárias afetam a vida das pessoas. Por isso, cada oportunidade de aliviar esse peso precisa ser aproveitada com responsabilidade e cuidado”, afirmou Jair.