A boa notícia do restabelecimento da margem consignável no Credplan não durou muito. No mesmo dia 25 de fevereiro, sexta-feira, os participantes receberam com frustração outra decisão da diretoria da Funcef – o aumento da taxa de juros para novos empréstimos.

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, lamentou a decisão. “Os últimos resultados mostram que o Credplan é um dos segmentos de maior rentabilidade na Funcef. O aumento da taxa de juros é, no mínimo, injusto com os participantes. Sabemos que é preciso preservar a sustentabilidade da carteira, mas não aumentar juros para ter lucro com esta operação”, avaliou.

Segundo a Funcef, “as novas alíquotas já estão valendo para novos contratos e refletem a trajetória de alta da taxa básica de juros (Selic)”. Para a modalidade Credplan variável, para amortização em 24 meses, a menor taxa subiu de 4,96% para 6,5% ao ano + INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). No Credplan fixo, até 12 meses, a taxa vai passar de 11,13% para 12,44% ao ano. Para o Credplan 13º salário, a taxa de juros anual é pré-fixada em 14,39%; a mensal, 1,13%. (Veja mais nas tabelas abaixo).

A diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, também criticou a decisão da diretoria, e ressaltou que as operações com participantes têm registrado desempenho acima da meta atuarial nos últimos balanços.

“Avaliamos que as taxas poderiam ser menores, já que operações com participantes ainda estão gerando um resultado acima da meta atuarial para a Funcef. Infelizmente a diretoria não teve essa consideração com os participantes, especialmente neste momento tão ruim da economia”, destacou a diretora.

O desempenho do segmento tem superado a meta atuarial desde 2018. Naquele ano, alcançou rentabilidade de 13,07% diante de uma meta atuarial de 8,09%. Em 2019, com meta de 9,18%, atingiu 11,52%; em 2020, operações com participantes rendeu 11,25% acima da meta de 10,19%. O balanço de 2021 ainda não foi divulgado pela fundação; no entanto, no acumulado até setembro, o segmento teve rentabilidade de 12,61%, superando a meta de 10,81%.

graficorentabilidade.jpg

Confira a tabela divulgada pela Funcef com os aumentos em todas as modalidades de empréstimo:

Tabela emprestimos.jpg